Nessa quinta-feira (8/9), a Universidade Estadual de Montes Claros assinou um termo de Cooperação Técnico-Científica e Tecnológica com a empresa 14 Pix, que abre possibilidades para professores e alunos desenvolverem pesquisas, projetos e programas para sistemas agrícolas e áreas afins. A proposta conta com a participação da Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte-Mineira (Fundetec), do Programa de pós-graduação em Biotecnologia e do Núcleo de Inovação Tecnológica (Ágora) – ambos da Unimontes. Além de Montes Claros e região, a empresa tem atuação nos Estados Unidos e na Cidade do México, México.
O termo abre perspectivas para o desenvolvimento de tecnologias para a caracterização de sistemas agrícolas, com sensoriamento remoto, análise espectral e agricultura de precisão. A proposta passa, ainda, pela produção de trabalhos científicos com espécies agrícolas para o manejo e monitoramento de doenças e pragas; preparo do solo, manejo de irrigação, otimização de manejo de cultivos em agricultura de precisão e, também, na recuperação de áreas degradadas e conservação do meio ambiente.
O desdobramento da parceria está na viabilidade da cooperação gerar convênios específicos para cada pesquisa, projeto e programa que vier a ser desenvolvido.
“Não há dúvida que esta parceria será importante para todos os envolvidos, na medida em que fortalecerá várias áreas do conhecimento da Universidade, que mais uma vez se aproxima da realidade do mercado de trabalho regional, e contribui na ampliação da atuação da empresa 14 Pix”, afirma o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.
O diretor-executivo da empresa 14 Pix Frederico Pimenta Batista destacou a importância da parceria com a Unimontes. “Temos desenvolvido projetos de grande alcance tecnológico e esta parceria com a Universidade irá ampliar este trabalho, pois teremos aprofundamento cientifico e estudos que irão potencializar outros projetos”, ressalta.
Presidente da Fundetec, Otaviano de Souza Pires Júnior também destacou a ampliação de pesquisas que pode acontecer com a parceria. “Ao participar de um projeto desta natureza, a Unimontes contribui não só com os estudos científicos, mas, sobretudo com o desenvolvimento da nossa região”.
O encontro reuniu, também, representantes do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), diretores de Centros de Ensino e pró-reitores Ensino, Extensão, Pós-Graduação e de Planejamento, Gestão e Finanças, além de pesquisadores e representantes da Regional Norte do Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae/Regional Norte).