Iniciativa viabilizou interação com a comunidade, recebendo 2,8 mil visitas de alunos do ensino médio e fundamental.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) celebrou os resultados positivos alcançados com seu estande compartilhado na 50ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). O evento, realizado entre 28 de junho e 7 de julho, contou com a visita de aproximadamente 2,8 mil alunos do ensino fundamental e médio ao estande.

Durante a visita ao estande, na manhã de sábado (6/07), o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, expressou seu agradecimento aos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos envolvidos na iniciativa. Ele também agradeceu a parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e com a Sociedade Rural de Montes Claros, organizadora do evento, que, em 2024, comemora 80 anos de fundação.

O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, em visita ao estande compartilhado na 50ª Expomontes.

O pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Rogério Othon Teixeira Alves, ressaltou os bons resultados da presença da universidade na mostra agropecuária. Ele destacou que a iniciativa proporcionou a apresentação das atividades da universidade, promovendo também a interação com a educação básica e a comunidade em geral.

“Os resultados da participação da universidade na Expomontes foram altamente satisfatórios. Foram mostradas as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos nossos cursos, proporcionando que a sociedade pudesse conhecer o potencial da universidade. Tivemos também uma oportunidade de maior interação com a comunidade em geral”, afirmou o pró-reitor de Extensão.

Alunos de ambas instituições receberam os visitantes no estande compartilhado. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes.

Os visitantes do estande compartilhado no Parque de Exposições João Alencar Athayde puderam conhecer os projetos de extensão da Universidade Estadual, como “Práticas Pedagógicas do Ensino de Geografia” (com atividades relacionadas ao meio ambiente e outras ações) e o Projeto Educar (atividades da área educacional).

Foram apresentadas ações de pesquisa e extensão na área de produção agrícola e pecuária, desempenhadas por meio dos professores e acadêmicos dos cursos de ciências agrárias, oferecidos pela Unimontes no seu campus de Janaúba. Foram exibidas as atividades do projeto de extensão “Ciências Agrárias Fora do Campus”.

Os visitantes do espaço compartilhado conheceram ainda o funcionamento e os serviços prestados pelas empresas juniores dos cursos de Administração (EJU) e de Engenharia Civil (Metros Jr) da Unimontes.

Outra atração para o público foi a atividade de robótica, conduzida pelos acadêmicos do curso de Sistemas de Informação. Os visitantes do estande participaram de experiências interativas com o uso de óculos de realidade aumentada e viram como uma impressora 3D é capaz de criar objetos tridimensionais sólidos a partir de um modelo digital.

Relacionadas

ALMG debate PEC que garante repasse direto de verbas do Tesouro Estadual ao Hospital Universitário da Unimontes
Professora da Unimontes é conferencista convidada de Seminário online da Espanha – Inscrições abertas
Louvor nos Montes promove integração entre ciência, arte e religiosidade na Unimontes – confira a programação
PRPGF e HUCF promovem 2ª etapa de treinamento para otimizar processos de contratação na Unimontes
Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área