A Universidade Estadual de Montes Claros oficializou, nessa quinta-feira (13/10), termo de cooperação acadêmica, técnico-científica e tecnológica com a empresa montes-clarense Somai Nordeste S/A. A parceria acontece por intermédio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte-Mineira (Fundetec).
O documento assinado conjuntamente pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela e pelos representantes da empresa Thiago Quinteiro (diretor comercial/ Somai) e Samantha de Fátima Harmbach Lourenzo (veterinária da Somai) visa implementar ações para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.
O acordo contribuirá, ainda, para a atuação dos docentes e abrirá novas oportunidades para acadêmicos da Universidade, a partir de estágios em várias áreas do conhecimento. “A parceria será fundamental para a promoção dos nossos potenciais. Hoje, 75% do nosso corpo docente são de doutores e mestres. Essa particularidade tem sido um dos diferenciais da Universidade”, assegurou o reitor.
CONTROLE DE MOSCAS
Um dos principais objetivos da colaboração mútua diz respeito ao desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que promovam o controle de moscas na unidade em Montes Claros. À Somai Nordeste S/A competirá a identificação de projetos que gerem a inovação na pesquisa. Em contrapartida, a Unimontes incentivará o desenvolvimento de artigos, produtos e processos inovadores, dissertações e teses em áreas diversas.
Por outro lado, a Fundetec se compromete, nos termos do acordo, a dar condições para que os recursos financeiros sejam destinados aos projetos conforme planos de trabalho. A vigência do acordo vigorará pelo prazo de 60 meses, podendo ser prorrogado.
Somai Nordeste S/A
A empresa de iniciativa privada instalada em Montes Claros iniciou a exploração avícola e subprodutos há quase 50 anos, com produção acima de 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil) ovos por dia destinados ao consumo.
Também participaram da reunião o pró-reitor adjunto de Pesquisa, professor Dimas Cardoso, o coordenador de Inovação Tecnológica, professor Dario Alves de Oliveira, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, professora Vanessa de Andrade Royo, o engenheiro da computação e executivo da Fundetec, professor Haroldo de Moraes Lopes.