O auditório Marina Lorenzo Fernandez, do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, foi palco de uma emocionante apresentação da Orquestra Experimental de Câmara da Unimontes, na noite de quarta-feira ( 28/05). O concerto marcou as comemorações dos 63 anos de existência da Universidade Estadual de Montes Claros, reunindo a comunidade acadêmica, autoridades e outros convidados.

Foto: Neto Macedo/Ascom

A solenidade foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, que destacou a importância da arte e da cultura como pilares fundamentais na formação acadêmica e na integração com a sociedade. A O evento comemorativo contou ainda com as presenças do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; do diretor do Conservatório Lorenzo Fernandez, Tony David Oliveira; do diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Jânio Marques Dias; e da professora Maristela Cardoso da Mata, chefe do Departamento de Artes da Unimontes
O espetáculo  encantou o público com um repertório cuidadosamente selecionado, evidenciando o talento dos músicos da orquestra e o compromisso da universidade com a promoção da arte e da educação musical na região. A noite foi também uma celebração simbólica da trajetória da Unimontes, reafirmando seu papel como centro de excelência acadêmica e cultural no Norte de Minas.

História

A Unimontes completou 63 anos no último dia 24 de maio. Por meio da Lei Estadual nº 2.615, de 24 de maio de 1962, foi criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), que, posteriormente, foi transformada na atual universidade pela Constituição Mineira de 1989.
Mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com ensino gratuito, a instituição investe constantemente em pesquisa, inovação, obras de infraestrutura, criação de novos cursos de graduação e ampliação dos serviços prestados à comunidade, entre outros projetos.
Atualmente, a Unimontes conta com 13.999 alunos matriculados, distribuídos entre os cursos de graduação presencial e a distância (10.343), pós-graduação stricto sensu — mestrado e doutorado (1.592), cursos lato sensu (614) e cursos técnico-profissionalizantes (1.450).

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro