A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) celebra os 25 anos da Residência em Medicina de Família e Comunidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, nesta sexta-feira (29/11). A comemoração representa um momento importante na história da saúde pública na cidade.

O programa forma cerca de 50 profissionais por ano e atende a, aproximadamente, 40 mil pessoas ao mês. Atualmente, a iniciativa atende os municípios de Montes Claros, Coração de Jesus, Janaúba, Porteirinha, Salinas e Taiobeiras. O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, parabenizou os docentes e discentes dos Programas de Residência em Saúde da Unimontes e destacou o importante impacto social da formação do processo de melhoria da qualidade técnica dos profissionais do sistema de saúde pública das cidades da região e, consequentemente, no melhor atendimento prestado à comunidade.

Linha do Tempo

A trajetória da Residência começa em abril de 1997, com a implementação do “Five Weekend Program”, como resultado da colaboração entre a Escola de Saúde de Minas (ESMIG) e a Universidade de Toronto, no Canadá. O projeto tinha como objetivo oferecer treinamento básico a médicos e enfermeiros das equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Em 1999, foi lançado o curso de especialização lato sensu em Saúde da Família, categorizado como residência. A formação voltava-se para médicos e enfermeiros de municípios do Norte de Minas, com o suporte do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

Em fevereiro de 2005, teve início oficial o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, com credenciamento da Comissão Nacional de Residência Médica.

Sobre a Residência

A Residência em Medicina de Família e Comunidade acontece a partir de um convênio entre a Unimontes e a Secretaria Municipal de Saúde. Esse acordo oferece as diretrizes que regulamentam a Residência Médica. Os residentes ocupam o lugar de médicos da equipe da Estratégia da Saúde da Família.

Portanto, o médico residente, durante sua formação, desenvolve conhecimento relativo à Medicina de Comunidade, Coordenação de equipe e Docência.

Desta forma, a Secretaria de Saúde garante o atendimento de qualidade ofertado pelo residente, com o apoio do preceptor, e a Unimontes oferece o local apropriado para sua formação, o Hospital Universitário Clemente de Faria.

Eurides Maria Maia Atallah Haun de Barros, coordenadora adjunta da Residência Médica da Saúde da Família e da Comunidade.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”