– Centro de Educação a Distância divulga os dados das solenidades unificadas realizadas em 13 cidades do Norte, Centro e Vales –

A Universidade Estadual de Montes Claros contribui diretamente com a capacitação profissional dos moradores de diversas regiões mineiras, por intermédio dos cursos de graduação a distância, a partir da oferta do Centro de Educação a Distância (CEAD/Unimontes). Em julho e agosto, foram graduados cerca de 1,1 mil profissionais nas cerimônias de outorga de grau dos cursos de graduação ministrados em 13 polos. O balanço foi divulgado pelo CEAD na última semana.

Com as novas cerimônias, o Centro de Educação a Distância da Unimontes chega a quase 20 mil alunos atendidos em 10 anos de existência. Em 2016, a Unimontes obteve novo recredenciamento para ministrar os cursos, válido por mais 10 anos – por meio da portaria nº 1.045 do Ministério da Educação (MEC).

Veja

O vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza presidiu várias solenidades de outorga e ressaltou como a educação é fundamental para o desenvolvimento das regiões onde a Universidade está inserida. “A Unimontes, das mais diversas maneiras, cumpre sua missão de promover a melhoria da qualidade de vida”, observou o vice-reitor.

CIDADES

Foram realizadas as solenidades de outorga de grau dos cursos de licenciatura oferecidos no modelo a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas áreas de Ciências da Religião, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia,

“Os dez anos comemorados em 2017 têm um significado especial pelo desenvolvimento da própria instituição. Atualmente, somos um Centro de referência em educação a distância”, afirma o diretor do CEAD, Fernando Guilherme Veloso Queiroz.

As cerimônias aconteceram nos polos da UAB/CEAD/Unimontes (ordem cronológica): Buritizeiro (Norte de Minas), Pedra Azul e Almenara (Vale do Jequitinhonha); Mantena e Carlos Chagas (Vale do Mucuri); São João da Ponte, Januária, Urucuia, Janaúba, Francisco Sá e Cristália (Norte de Minas), Pompéu (Região Central do estado) e Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha).

Outorga CarlosChagas

“Participar da cerimônia da colação de grau é comemorar com amigos e familiares uma “missão” cumprida e que fará toda a diferença na minha vida profissional”, diz com orgulho Núbia Abreu Santos, que concluiu o curso a distância de Pedagogia no polo de Januária. Ela mora no município de Manga (Norte de Minas). “São 23 anos trabalhando em escolas apenas com o magistério. A graduação pela UAB/Unimontes é a realização de um sonho. Hoje, me sinto realizada, querendo prosseguir cada vez mais, assegura a nova pedagoga.

AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS

O Centro de Educação a Distância (CEAD), da Universidade Estadual de Montes Claros, amplia a oferta de cursos em 2017. Com a expansão, são oferecidas quase 2 mil vagas em cinco cursos de graduação (licenciatura) e quatro cursos de tecnólogos. Os cursos serão oferecidos em 19 polos na área de abrangência da Unimontes.

“Sem dúvida, é um reconhecimento em termos de atividades que a Unimontes realiza nas diferentes dimensões: ensino, formação acadêmica, pesquisa e extensão, que cumpre seu papel de qualificar pessoas para exercer com mérito suas funções no mercado de trabalho”, completa Guilherme Veloso, diretor do CEAD.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia