– Centro de Educação a Distância divulga os dados das solenidades unificadas realizadas em 13 cidades do Norte, Centro e Vales –

A Universidade Estadual de Montes Claros contribui diretamente com a capacitação profissional dos moradores de diversas regiões mineiras, por intermédio dos cursos de graduação a distância, a partir da oferta do Centro de Educação a Distância (CEAD/Unimontes). Em julho e agosto, foram graduados cerca de 1,1 mil profissionais nas cerimônias de outorga de grau dos cursos de graduação ministrados em 13 polos. O balanço foi divulgado pelo CEAD na última semana.

Com as novas cerimônias, o Centro de Educação a Distância da Unimontes chega a quase 20 mil alunos atendidos em 10 anos de existência. Em 2016, a Unimontes obteve novo recredenciamento para ministrar os cursos, válido por mais 10 anos – por meio da portaria nº 1.045 do Ministério da Educação (MEC).

Veja

O vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza presidiu várias solenidades de outorga e ressaltou como a educação é fundamental para o desenvolvimento das regiões onde a Universidade está inserida. “A Unimontes, das mais diversas maneiras, cumpre sua missão de promover a melhoria da qualidade de vida”, observou o vice-reitor.

CIDADES

Foram realizadas as solenidades de outorga de grau dos cursos de licenciatura oferecidos no modelo a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas áreas de Ciências da Religião, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia,

“Os dez anos comemorados em 2017 têm um significado especial pelo desenvolvimento da própria instituição. Atualmente, somos um Centro de referência em educação a distância”, afirma o diretor do CEAD, Fernando Guilherme Veloso Queiroz.

As cerimônias aconteceram nos polos da UAB/CEAD/Unimontes (ordem cronológica): Buritizeiro (Norte de Minas), Pedra Azul e Almenara (Vale do Jequitinhonha); Mantena e Carlos Chagas (Vale do Mucuri); São João da Ponte, Januária, Urucuia, Janaúba, Francisco Sá e Cristália (Norte de Minas), Pompéu (Região Central do estado) e Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha).

Outorga CarlosChagas

“Participar da cerimônia da colação de grau é comemorar com amigos e familiares uma “missão” cumprida e que fará toda a diferença na minha vida profissional”, diz com orgulho Núbia Abreu Santos, que concluiu o curso a distância de Pedagogia no polo de Januária. Ela mora no município de Manga (Norte de Minas). “São 23 anos trabalhando em escolas apenas com o magistério. A graduação pela UAB/Unimontes é a realização de um sonho. Hoje, me sinto realizada, querendo prosseguir cada vez mais, assegura a nova pedagoga.

AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS

O Centro de Educação a Distância (CEAD), da Universidade Estadual de Montes Claros, amplia a oferta de cursos em 2017. Com a expansão, são oferecidas quase 2 mil vagas em cinco cursos de graduação (licenciatura) e quatro cursos de tecnólogos. Os cursos serão oferecidos em 19 polos na área de abrangência da Unimontes.

“Sem dúvida, é um reconhecimento em termos de atividades que a Unimontes realiza nas diferentes dimensões: ensino, formação acadêmica, pesquisa e extensão, que cumpre seu papel de qualificar pessoas para exercer com mérito suas funções no mercado de trabalho”, completa Guilherme Veloso, diretor do CEAD.