A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) mantém entendimentos com o Corpo de Bombeiros para o ajustamento dos prédios do campus-sede à legislação atual de Prevenção e Combate a Incêndio. O assunto foi discutido em encontro entre o reitor João dos Reis Canela e o comandante do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, tenente-coronel Sérgio Ricardo Santos de Oliveira, na tarde dessa quinta-feira (9/05), na 11ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública).

Também estiveram presentes o superintendente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), professor Wilson Atair Ramos, o engenheiro Donizete Gomes de Oliveira e o arquiteto Eduardo Antônio Guimarães, do setor de Engenharia e Arquitetura da Unimontes.

Como resultado do encontro, ficou acertada a elaboração de uma proposta para a assinatura, perante ao Ministério Público, de um Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) entre a Universidade e o Corpo de Bombeiros para a implantação do Plano Geral de Prevenção e Combate a Incêndio pela Unimontes. A iniciativa também deverá contar com a participação do Município.

Durante a reunião, o reitor João Canela destacou a importância da parceria existente entre as duas instituições. Ele lembrou que, “preocupada em garantir a tranquilidade e segurança para a comunidade acadêmica”, a Universidade empreende esforços para melhoria das instalações e prédios do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, com objetivo de se adequar às novas normas de prevenção e combate a incêndio”.

Nesse sentido, já está em processo licitatório a elaboração de um Projeto Geral de Prevenção e Combate a Incêndio para o campus-sede, orçado em R$ 60 mil. Os trabalhos são coordenados pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças.

Por sua vez, o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Sérgio Ricardo, se colocou à disposição da universidade para auxiliar na elaboração e na implantação do Plano Geral de Prevenção e Combate a Incêndio do campus-sede. Ele disse que o Corpo de Bombeiros está disposto a colaborar com a Unimontes no sentido de romper todas as limitações orçamentárias e fazer os ajustes necessários para o atendimento às normas de prevenção e combate a incêndio.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia