A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresentou avanço na qualidade de suas ações, especialmente no ensino, pesquisa e no ingresso do mercado dos profissionais graduados, com a melhoria de desempenho no Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, do jornal Folha de São Paulo.

Com a nota 44,2, a instituição foi classificada em 103º lugar, sendo que no ranking de 2017 ficou na posição 121 (ou seja, subiu 18 posições de um ano para outro). A Unimontes ocupa o 13º lugar entre as universidades mineiras, considerando as instituições públicas e privadas.

No comparativo das edições 2017 e de 2018 do levantamento, observa-se o avanço da Universidade Estadual de Montes Claros na melhoria da qualidade do ensino, cuja nota passou de 7,26 para 10. No ingresso dos profissionais graduados pela Unimontes no mercado o aumento foi de 5,29 para 8,72. Houve, ainda, melhoria do desempenho na pesquisa, passando de 21,73 para 22,31.

Na entrada dos profissionais formados no mercado, a Universidade norte-mineira passou do 133º para o 99º lugar, avançando 34 posições. No ensino, pulou do 152º para o 136º lugar. Na pesquisa, a Unimontes oscilou da 85ª para 84ª posição.

No estudo da publicação, foram avaliadas 196 universidades (107 públicas e 89 privadas) em todo o País. Entre as 107 instituições públicas incluídas no estudo, a Unimontes ocupa o 69º lugar.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destaca que o Ranking Universitário da Folha é uma importante ferramenta de avaliação das instituições de ensino superior em nível nacional. Ele ressalta que o bom desempenho no item mercado é um fator de destaque, a partir da interação da universidade com os avanços tecnológicos. “Ações concretas como as melhorias na reestruturação de projetos pedagógicos, avanços logísticos e parceria contribuem para desenvolver a consolidação do potencial da instituição”, acrescenta.