O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, anunciou na última semana detalhes sobre a nova carreira de Médico Universitário, prevista na Lei nº. 15.463, de 13 de janeiro de 2005.
Com a publicação da Lei nº. 21.333, de 26 de junho de 2014 e da resolução conjunta Seplag/Unimontes Nº. 9332, de 28 de abril de 2015, trinta e quatro profissionais de diversas áreas médicas que, até então, estavam vinculados ao HUCF como Analistas Universitários da Saúde – Médico foram posicionados na carreira de Médico Universitário.
O alinhamento da situação funcional da categoria representa um avanço para a Universidade com benefícios, inclusive administrativos. “Esse trabalho de ajustamento é resultado de uma ação coletiva da gestão da Universidade juntamente com a direção do Hospital Universitário e nossa equipe de Recursos Humanos. Com essa transformação de cargos colocamos o HUCF numa nova fase, tudo legitimamente amparado pelo Governo de Minas e reconhecido pelos órgãos pertinentes”, ressaltou o reitor.
Diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Unimontes, Allysson Danilo Dantas Silva
As informações técnicas foram repassadas pelo Diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Unimontes, Allysson Danilo Dantas Silva, que destacou como será feito o ajustamento dos profissionais. Os esclarecimentos adicionais foram baseados na Lei Estadual Nº. 21.333/2014, no Decreto nº. 46.547/2014 e na Resolução Conjunta Seplag/Unimontes Nº. 9332, de 28 de abril de 2015. Ele explicou que o decreto regulamenta a concessão da gratificação de produtividade médica considerando que todo Médico Universitário que prestar serviço adicional de assistência médica, observados os termos e limites estabelecidos nas legislações suscitadas, fará jus a GPM. “A carga horária prevista em lei é de 12h e de 24h, com fiscalização do cumprimento da jornada de trabalho e da produção mínima do respectivo profissional, sob pena de responsabilidade administrativa, nos termos das normas estatutárias vigentes”. O Diretor, ainda, informou que a DDRH está à disposição dos Médicos Universitários para esclarecimentos pertinentes.
Superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima
CONCURSO PÚBLICO
Com a transformação consolidada na carreira de médico analista para médico universitário, o Hospital Universitário prepara agora o concurso público para médicos e analistas. Segundo o superintendente do Hospital, o edital já está em elaboração e existe a perspectiva de que a publicação ocorra brevemente. O concurso público para médicos prevê a oferta de 100 vagas nas diversas especialidades e diferentes setores do hospital, como bloco cirúrgico, pronto socorro, CTI Neonatal, CTI de adultos, Pediatria, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia e Anestesiologia, Clínica Médica e Geriatria.