O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, anunciou na última semana detalhes sobre a nova carreira de Médico Universitário, prevista na Lei nº. 15.463, de 13 de janeiro de 2005.

Com a publicação da Lei nº. 21.333, de 26 de junho de 2014 e da resolução conjunta Seplag/Unimontes Nº. 9332, de 28 de abril de 2015, trinta e quatro profissionais de diversas áreas médicas que, até então, estavam vinculados ao HUCF como Analistas Universitários da Saúde – Médico foram posicionados na carreira de Médico Universitário.

O alinhamento da situação funcional da categoria representa um avanço para a Universidade com benefícios, inclusive administrativos. “Esse trabalho de ajustamento é resultado de uma ação coletiva da gestão da Universidade juntamente com a direção do Hospital Universitário e nossa equipe de Recursos Humanos. Com essa transformação de cargos colocamos o HUCF numa nova fase, tudo legitimamente amparado pelo Governo de Minas e reconhecido pelos órgãos pertinentes”, ressaltou o reitor.

Encontro

A carreira de médico universitário foi instituída na Unimontes pela Lei Estadual Nº. 21.333/2014 – após detalhado estudo realizado pela Universidade e a SEPLAG – com base em proposta apresentada pela Reitoria da Universidade ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), “Com a transformação dos 34 cargos de Analistas Universitários da Saúde – Médico para Médicos Universitários é possível adequar um plano de carreira específico conciliando o trabalho assistencial e a docência”, finalizou o reitor.

As informações técnicas foram repassadas pelo Diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Unimontes, Allysson Danilo Dantas Silva, que destacou como será feito o ajustamento dos profissionais. Os esclarecimentos adicionais foram baseados na Lei Estadual Nº. 21.333/2014, no Decreto nº. 46.547/2014 e na Resolução Conjunta Seplag/Unimontes Nº. 9332, de 28 de abril de 2015. Ele explicou que o decreto regulamenta a concessão da gratificação de produtividade médica considerando que todo Médico Universitário que prestar serviço adicional de assistência médica, observados os termos e limites estabelecidos nas legislações suscitadas, fará jus a GPM. “A carga horária prevista em lei é de 12h e de 24h, com fiscalização do cumprimento da jornada de trabalho e da produção mínima do respectivo profissional, sob pena de responsabilidade administrativa, nos termos das normas estatutárias vigentes”. O Diretor, ainda, informou que a DDRH está à disposição dos Médicos Universitários para esclarecimentos pertinentes.

Superintendente do Hospital Universitário José Otávio Braga Lima

Superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima

Para o superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima, o novo plano de carreira é uma ótima notícia para a Universidade e também para a comunidade atendida. “Com o ajustamento funcional fica mais fácil conduzir outras ações de reorganização no âmbito do HUCF, tanto na urgência e emergência, quanto nos outros setores do Hospital, e assim resultará em beneficio direto na assistência médica e na qualidade do serviço prestado”, concluiu o superintendente do HUCF.

CONCURSO PÚBLICO

Com a transformação consolidada na carreira de médico analista para médico universitário, o Hospital Universitário prepara agora o concurso público para médicos e analistas. Segundo o superintendente do Hospital, o edital já está em elaboração e existe a perspectiva de que a publicação ocorra brevemente. O concurso público para médicos prevê a oferta de 100 vagas nas diversas especialidades e diferentes setores do hospital, como bloco cirúrgico, pronto socorro, CTI Neonatal, CTI de adultos, Pediatria, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia e Anestesiologia, Clínica Médica e Geriatria.

TAGS:DDRH