A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou as ações práticas de auxílio ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na fiscalização e acompanhamento de obras públicas. O trabalho é desenvolvimento a partir de Termo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições, no qual a Universidade, por meio dos profissionais do Setor de Engenharia e Projetos e dos professores do curso de Engenharia Civil, participa das vistorias e perícias técnicas em obras nos municípios que são alvo de procedimentos investigatórios e de avaliações por parte do Ministério Público Estadual.
A ação envolve, ainda, professores e alunos de outros cursos de graduação da Unimontes como Direito, Ciências Contábeis e Serviço Social, além dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil.
A cooperação foi acertada a partir de proposta apresentada à Reitoria da Universidade pelos promotores Guilherme Roedel Fernandez Silva, da Coordenadoria Regional de Justiça de Defesa do Patrimônio Publico, e Daniela Yokoyama, coordenadora regional das Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Educação do Norte de Minas. Com a ação, a Unimontes reforça o trabalho da Central de Apoio Técnico (CEAT) do MP.
ASSISTÊNCIA – Coordenador do Setor de Engenharia e Projetos da Unimontes, o professor Guilherme Augusto Guimarães Oliveira ressalta que a equipe da universidade já atuou na fiscalização e acompanhamento de obras executadas nos municípios da região do Norte de Minas, com assistência técnica na elaboração de laudos periciais e verificação de orçamentos.
“A partir das demandas apresentadas pelo Ministério Público, são feitas as análises técnicas sobre as possíveis incorreções nas obras. São formuladas sugestões para os devidos ajustes, visando a correta aplicação dos recursos públicos”, afirma o professor.
Ele salienta que, ao receber as demandas, a equipe do Setor de Engenharia e Projetos verifica se há necessidade do auxílio de profissionais de outras áreas da universidade, que são devidamente acionados – quando necessário. Da mesma forma, a iniciativa conta com o apoio dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil, supervisionados por professores da graduação.