Estimular o desenvolvimento mútuo nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Este será o objetivo do protocolo de intenções firmado entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), órgão da estrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Uma das propostas da parceria é a realização de estudos conjuntos para a implantação de projeto de piscicultura e hidroponia, visando elevar a renda dos pequenos produtores do Norte de Minas, dentro do âmbito da agricultura familiar.

O acordo de cooperação e intercâmbio técnico-científico foi assinado pelo reitor da Unimontes,  professor Antonio Alvimar Souza, e pelo coordenador regional do Dnocs em  Minas Gerais, Rogério da Silva Evangelista, na quarta-feira (07/10). A assinatura ocorreu na sede regional do órgão em Montes Claros. Também participaram da reunião o Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Aloysio Vieira, o chefe de gabinete Alysson Danilo Dantas e o assessor de gestão estratégica e inovação, Otávio Braga.

A  parceria visa estimular e desenvolver atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, de tecnologia, editoração e publicação, planejamento e desenvolvimento institucional nas áreas de piscicultura e hidroponia. O acordo também beneficiará servidores técnico-administrativos, professores e acadêmicos da Unimontes, com vigência de dois anos, prazo que poderá ser prorrogado.

Piscicultura e hidroponia

Reitor da Unimontes Antonio Alvimar Souza durante encontro com o o Coordenador do Dnocs, Rogério Evangelista (fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

A parceria interinstitucional prevê um projeto de piscicultura e hidroponia. O objetivo é a montagem de estação de piscicultura com reuso da água, contendo o tratamento do efluente e o seu aproveitamento para produção de hortaliças por meio de hidroponia, técnica de cultivar plantas na água,  em que as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada.

De acordo com o Dnocs,, o projeto atende pequenos agricultores familiares, que já conhecem a tecnologia de produção de peixes, porém enfrentam dificuldades para aquisição do material adequado. Entre os benefícios estão apoio ao arranjo produtivo local, a fixação do produtor rural no campo, a geração de emprego, o uso dos subprodutos da estação de tratamento para melhoramento do solo e o desenvolvimento regional através do fomento da produção de carne de peixe.

Durante a assinatura do termo de cooperação, o reitor Antonio Alvimar reforçou o objetivo da atual gestão da Universidade de “romper os muros” e tornar a Universidade ainda mais acessível, próxima da sociedade, ouvindo suas demandas.

“Temos estabelecido várias parcerias e recebido projetos que estimulam a pesquisa, a ciência e a inovação em nossa Universidade. Queremos expandir ainda mais o horizonte. O momento é importante para usarmos nossa expertise institucional e juntar forças”, destacou o reitor.

“O acesso ao conhecimento que temos hoje só se tornou acessível por conta da Unimontes, instituição fundamental para o desenvolvimento de toda a região. Quem ganha com essa parceria é a sociedade”, destaca o Coordenador do Dnocs, Rogério Evangelista

Parceria também com a Emater-MG

Além do Dnocs, a Unimontes  firmou parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A iniciativa conjunta viabilizará  programas e capacitação para o aprimoramento das técnicas e expansão da piscicultura.

Será aproveitado o potencial de pesquisa   dos professores e pesquisadores dos cursos da área de Ciências Agrárias, ministrados no Campus da Unimontes em Janaúba. Os estudos e projetos implementados pelas equipes do Campus de Janaúba contribuem diretamente na solução dos problemas climáticos do Norte de Minas, além de melhorar o processo produtivo na região.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025