Proposta é criar polo audiovisual em Montes Claros
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) firmou, nesta sexta-feira, (20/09), um protocolo de intenções com a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que abrange a TV Minas, a Rádio Inconfidência e a Minas Play. O acordo de cooperação assinado pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago e pelo presidente da EMC, Gustavo Mendicino, tem como objetivo o compartilhamento de recursos humanos e de infraestrutura para o desenvolvimento de ações nas áreas de comunicação, produção audiovisual e cinematográfica.
A reunião foi realizada na Sala dos Conselhos (prédio da reitoria) e teve a participação do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, de pró-reitores, do coordenador do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), professor Elcio Lucas; da chefe do Departamento de Artes, professora Maristela Cardoso da Mata; e de representantes das áreas de produção audiovisual e de produção de cinema, entre eles, o coordenador do Projeto “Cinema Comentado”, Elpídio Rocha.
“Hoje estamos celebrando um dia histórico. O caminho está sendo pavimentado para que possamos ter um polo audiovisual no Norte de Minas. A pedra fundamental do polo audiovisual está lançada”, afirmou o presidente da Empresa Mineira de Comunicação. Ele destacou que a EMC está empenhada em contribuir na articulação com o Governo do Estado e seus diversos órgãos para que o projeto seja viabilizado.
“Ainda temos um caminho a percorrer. Mas, podem contar com a Empresa Mineira de Comunicação. Podemos ajudar nessa ponte com o Estado para tornar Montes Claros, reconhecidamente, um polo audiovisual”, enfatizou Gustavo Mendicino.
O reitor Wagner de Paulo Santiago agradeceu a visita do presidente EMC e enalteceu a importância da parceria. Ele ressaltou a amplitude do atendimento da Unimontes que atua em uma área correspondente a mais de 40% do estado, um braço do Governo do Estado nas regiões Norte e Noroeste de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
O professor Wagner Santiago ressaltou a relevância da atuação do coordenador do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual e do seu coordenador, professor Elcio Lucas, que articulou a visita do presidente da EMC e a assinatura do protocolo de intenções, visando as ações conjuntas entre as duas instituições.
Ele salientou ainda que a parceria com a Empresa Mineira de Comunicação vai viabilizar a implantação do polo de produção audiovisual e vai fomentar o curso de Cinema e Audiovisual, criado pela atual gestão da Universidade e que iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2025.
O professor Elcio Lucas abordou as principais metas do CCRAV e as propostas do protocolo de intenções firmado entre a Unimontes e a Empresa Mineira de Comunicação. Entre outros objetivos, o acordo visa, por parte da EMC, consultoria técnica para montagem do laboratório de audiovisual do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual da Unimontes; capacitações teórica, técnica e prática inerentes à atividade audiovisual; veiculação de produtos audiovisuais do acervo da universidade (científico, artístico, cultural, educativo, técnico, informativo, publicitário, entre outros) e de conteúdos de interesse da Empresa Mineira de Comunicação e da comunidade.
Pelo protocolo de intenções, a Unimontes deverá promover cursos para os servidores da Empresa Mineira de Comunicação; consultorias técnicas e estudos acadêmicos, além da criação de conteúdo audiovisual a ser exibido nos canais da EMC.
O presidente da Empresa Mineira de Comunicação cumpriu agenda no campus-sede, onde conheceu o projeto do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual e as instalações do Teatro da Unimontes, em fase de acabamento. Ele também visitou o Museu Regional do Norte de Minas, que fica situado no centro histórico de Montes Claros.
PRESENÇAS
O encontro realizado na Sala dos Conselhos para receber o presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Gustavo Mendicino, contou ainda com as presenças dos pró-reitores de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello; Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; de Pós-Graduação, Marlon Christian Toledo Pereira; dos pró-reitores adjuntos de Extensão, professor Marcelo Brito; de Pesquisa, professora Beatriz Rezende Marinho da Silveira; de Pós-Graduação, professor Daniel Coelho de Oliveira; da diretora de Documentação e Informações, professora Filomena Luciene Cordeiro Reis; do diretor técnico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), professor Roney Versiane Sindeaux; da presidente da Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps), professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães; da coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual, professora Juçara de Souza Nassau; e da representante da Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros, Juliana Veloso, além de professores, servidores técnicos administrativos e convidados.