A produção científica da Universidade Estadual de Montes Claros estará em destaque durante o IX Congresso Nordestino de Produção Animal, que acontece a partir do próximo dia 11, na cidade de Ilhéus/BA. Um total de 80 trabalhos elaborados por alunos e professores do curso e do mestrado em Zootecnia, ministrados no campus da Unimontes em Janaúba, serão apresentados ao longo da programação – até o dia 14/11.

O tema do evento neste ano é “Produção Animal: Novas Diretrizes”, que será abordado em palestras, minicursos, reuniões de ensino e de entidades, workshops, exposições de produtos, serviços e equipamentos, além da apresentação de trabalhos em pôsteres de atividades de pesquisa, ensino e extensão.

“Este é um dos principais congressos técnico-científicos do Brasil, com visibilidade aos mais recentes avanços e pesquisas na produção animal brasileira e mundial”, analisa o professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior, pró-reitor de Pesquisa da Unimontes.

“Portanto, reunir 80 trabalhos para apresentação demonstra a grande importância do curso e do mestrado em Zootecnia da Unimontes e amplia a integração dos professores e dos futuros profissionais com outras entidades e com a realidade do semiárido mineiro e brasileiro”, acrescentou Vicente Ribeiro Júnior, doutor em Zootecnia e professor da graduação e do mestrado na disciplina “Nutrição de Ruminantes”.

Os trabalhos abordam sete linhas de pesquisa:  Nutrição e Produção de Ruminantes; Nutrição e Produção de Não Ruminantes; Aquicultura; Forragicultura; Apicultura; Melhoramento genético e Reprodução; Ensino e Extensão.

Um dos diferenciais do Congresso Nordestino em Produção Animal está na participação de empresários do setor agropecuário, que passam a ter acesso ao conhecimento científico direto das instituições que o produzem. Além disso, junto a empresas, se interagem com as empresas especializadas nas inovações tecnológicas.