Na tarde desta quarta-feira (13/8), representantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participaram de reunião realizada no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) com o superintendente da Receita Federal do Brasil da 6ª Região Fiscal, Mário Dehon Santiago, e o delegado da Receita em Montes Claros, Filipe Florêncio. O encontro reuniu também representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) campus Montes Claros e do próprio IFNMG, fortalecendo parcerias institucionais.

Pela Unimontes, participaram o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; o pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon; o assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Pesquisa, professor Otávio Cardoso Filho; a assessora de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão, Érika Barbosa de Queiróz; o professor do Departamento de Ciências Exatas, Álvaro Barbosa de Carvalho Júnior, além do acadêmico e bolsista Fellipe Lopes Silva.

Durante a reunião, a Universidade apresentou dois projetos de destaque:
Receita do Amor – a iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão que transforma vestuários contrafeitos (falsificados) apreendidos pela Receita Federal em itens socialmente úteis. Por lei, esses produtos não podem ser comercializados e deveriam ser destruídos ou inutilizados. O projeto reaproveita as peças, evitando o desperdício e destinando-as a comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo cidadania e dignidade.

Construção de Microcomputadores de Baixo Custo Utilizando TV Boxes Piratas – projeto coordenado pelo professor Álvaro Barbosa de Carvalho Júnior, que reaproveita equipamentos apreendidos, transformando-os em microcomputadores funcionais para inclusão digital de estudantes carentes.
O objetivo da reunião foi ampliar o diálogo entre as instituições, identificar novas oportunidades de cooperação e fortalecer ações conjuntas em educação, inovação, capacitação profissional e inclusão social. A Receita Federal, além do papel fiscal e arrecadatório, também fomenta iniciativas que geram impacto social positivo.

Na ocasião, o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha presenteou o superintendente Mário Dehon Santiago com o livro “Montes Claros, Sua História, Sua Gente e Seus Costumes”, do médico, historiador e escritor Hermes Augusto de Paula. Relançada recentemente pela Editora Unimontes, a obra é considerada um dos registros mais importantes sobre a história da cidade de Montes Claros e Região.

Relacionadas

Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde
Nestlê Health Science realiza curso de imunonutrição no Hospital da Unimontes
Projeto “Brincando com as Letras” leva literatura e humanização para o HU-Unimontes
Editora Unimontes entrega 326 exemplares da obra-prima de Hermes de Paula a escolas municipais e estaduais
VI Congresso Brasileiro de Direito Tributário e Financeiro é aberto em Montes Claros com autoridades e especialistas