As experiências cartográficas no Norte de Minas, suas representações e territórios. O trabalho da Unimontes relacionado a este tema, desenvolvido âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), é tema de debate em intercâmbio acadêmico com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Será nesta terça-feira (8/6), às 18h, em palestra do professor doutor Cássio Alexandre da Silva, pesquisador do PPGEO e docente do Departamento de Geociências, como convidado do curso de extensão da UFU: Ensino de Geografia e Relações Étnico-Raciais: Racismo Estrutural.

A transmissão será pelo YouTube, no canal do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia na Perspectiva do Ser Humano Integral (GPEGPSHI), vinculado ao Laboratório de Geografia e Educação Popular, do Instituto de Geografia da UFU.

ÁREAS

Professor Cássio Alexandre (PPGEO)

O pesquisador da Unimontes considera que a Cartografia, especialmente associada às representações e territórios, precisa de engajamento, sobretudo como parte da educação popular. Neste aspecto, a Unimontes tem desenvolvido uma série de projetos, dissertações e redes de articulações sociais para disseminar a Cartografia em comunidades e povos tradicionais do Norte de Minas e nas demais regiões de abrangência da Universidade.

Com estudos em Desenvolvimento Regional, social e sustentável, Geografia Cultural e Relações entre o Urbano, Rural e Turismo, Cássio Alexandre é pesquisador na área cartográfica desde a graduação em Geografia, na própria Unimontes. O tema foi trabalhado por ele também no mestrado em Desenvolvimento Social e no doutorado em Geografia. “A Cartografia é uma ação contínua e está além dos muros universitários, repensando as possibilidades de um mundo melhor e mais justo”, acrescenta.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025