Pesquisadores do Laboratório de Geografia Médica e de Promoção da Saúde, vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros, participam neste mês do VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, evento que acontece paralelamente ao V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, na cidade de Dourados (Mato Grosso do Sul). A programação será aberta no próximo dia 27 e prossegue até 1º de julho.

O tema do Simpósio neste ano é “Saúde na Fronteira e Fronteira (s) na Saúde”. Além de aprofundar discussões sobre o tema central, a proposta do 8º Geosaúde é de fortalecer as redes nacionais e internacionais de pesquisadores.

Oito trabalhos desenvolvidos pela Unimontes, a partir da produção de graduandos, mestrandos, professores e pesquisadores, serão apresentados durante o Simpósio, além do lançamento do livro “Pesquisa e Extensão em Geografia da Saúde: entre a Teoria e a Prática”, de autoria das professoras Sandra Célia Muniz Magalhães (coordenadora do Laboratório da Unimontes) e Martha Priscila Bezerra Pereira, da Universidade Federal de Campina Grande (PB). A obra é da Editora Unimontes.

“O livro representa uma grande contribuição para a Geografia da Saúde e destaca o trabalho de laboratórios e de grupos de pesquisa que se dedicam a essa temática, a partir da pesquisa e da extensão em diversas universidades brasileiras e na Universidade do Minho, em Portugal”, destacou a pesquisadora.

DSC 0162

Confira

Na programação do Simpósio, haverá conferências, mesas-redondas, oficinas temáticas, sessões orais e de pôsteres. A temática irá abordar a extensa faixa de fronteira continental do Brasil e vizinhos da América do Sul, além da necessidade de ampliar a compreensão dos processos saúde-doença.

ESTUDOS

Conforme a coordenadora, os trabalhos elaborados pela Unimontes focam o lado social e política de saúde. A relação é a seguinte: “Geografia do Câncer de Mama no Norte de Minas Gerais: do Direito ao Acesso à Saúde”, “Evolução das Políticas de Saúde Mental no Brasil com Enfoque em Janaúba – Norte de Minas Gerais”, “Geografia da Saúde: uma Abordagem sobre seu Desenvolvimento no Brasil”, “O Papel da Associação Presente na Luta Contra o Câncer no Norte de Minas Gerais” e “A Promoção da Saúde e a Atenção Primária como Alternativas na Redução dos Gastos em Saúde”.

E ainda: “Breve Relato sobre os Fatores de Riscos Ambientais para a Ocorrência do Câncer de Pele em Montes Claros”, “Concepções e Experiências em Cuidados Paliativos no Norte de Minas Gerais” e “Uma Abordagem dos Cuidados Paliativos em Câncer”. Mais informações no site oficial do evento: http://www.geosaude.org.

Pesquisas – autores e orientadores

1 – GEOGRAFIA DO CNCER DE MAMA NO NORTE DE MINAS GERAIS: DO DIREITO AO ACESSO À SAÚDE
Mônica Oliveira Alves (Mestre PPGEO)
Sandra Célia Muniz Magalhães (Orientadora)

2 – EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE MENTAL NO BRASIL COM ENFOQUE EM JANAÚBA – NORTE DE MINAS GERAIS
Ana Paula Ferreira Santos (Aluna disciplina isolada PPGEO)
Kathia Viviane Ramos de Moura (Mestranda PPGEO)
Sandra Célia Muniz Magalhães (Orientadora)

3 – GEOGRAFIA DA SAÚDE: UMA ABORDAGEM SOBRE SEU DESENVOLVIMENTO NO BRASIL
Bruna Andrade Laughton (Mestranda PPGEO)
Sandra Célia Muniz Magalhães

4 – O PAPEL DA ASSOCIAÇÃO PRESENTE NA LUTA CONTRA O CNCER NO NORTE DE MINAS GERAIS.
Fernando Duarte Silva (Graduação geografia – Laboratório LAGEOMEPS)
Sandra Célia Muniz Magalhães

5 – A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO ALTERNATIVAS NA REDUÇÃO DOS GASTOS EM SAÚDE.
Emerson Vinicius Ferreira Maciel (Mestrando PPGEO)
Sandra Célia Muniz Magalhães
Maria Araci Magalhães (Parceira IFNMG)

6 – BREVE RELATO SOBRE OS FATORES DE RISCOS AMBIENTAIS PARA A OCORRÊNCIA DO CNCER DE PELE EM MONTES CLAROS- MG.
Aline Fernanda Cardoso (Graduação Geografia – Laboratório LAGEOMEPS)

7 – CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS EM CUIDADOS PALIATIVOS NO NORTE DE MINAS GERAIS
Dardielle Cardoso de Oliveira (Graduação Geografia – Laboratório LAGEOMEPS)
Sandra Célia Muniz Magalhães