A Unimontes é uma das universidades participantes do projeto “Minipoll-Control”, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que conta também com o apoio da “Université de Paris-Est” (França), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e outras instituições de pesquisas e ensino do País.

Dentro das atividades do projeto, será realizado a partir desta segunda-feira (12), até o próximo dia 21, na UFMG, o WorkInternacional – Simpósio sobre Atividades de Mineração, Refinarias, Controle de Poluição e Remediação.

O professor Luiz Henrique Arimura Figueiredo, do departamento de Ciências Agrárias da Unimontes, é um dos palestrantes do evento e vai abordar a poluição das águas e do solo pelos metais pesados, apresentando a palestra sobre o tema “Biological Influence of metal speciation in soil water” (“Influência Biológica dos Metais sobre o Solo e a Água”). Será nesta quarta-feira (14), às 13h30.

LINHAS – O projeto “Minipoll-Control” atua em quatro linhas de pesquisa: 1 – estuda o desperdício de mineralogia de mina e intemperismo (avaliação de monitoramento e risco) em volta das minas de zinco; 2 – descreve as mineralogias de desperdícios metalúrgicos e intemperismo nas refinarias de zinco nas redondezas; 3 – visa o desenvolvimento de tratamento de drenagem de minas ácidas e processos de recuperação de metal com auxílio de uma abordagem biotecnológica; 4 – verifica o impacto nas terras agrícolas irrigadas e poluídas localizadas rio abaixo nas áreas de processamento das minas de minério do rio São Francisco.

NO RIO SíO FRANCISCO

Segundo o professor Luiz Henrique Arimura, “a instituição atua na verificação do impacto social da mineração de zinco sobre as plantas e as terras agrícolas irrigadas e poluídas localizadas no rio São Francisco, abaixo das metalúrgicas”.

O encontro na Capital Mineira é aberto a estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos, além de profissionais envolvidos nas atividades como a mineração, refinarias e monitoramento ambiental e remediação. O workinternacional visa a transferência de informações por meio de debates sobre o efeito dos metais pesados.

Destaque, ainda, para os debates acerca da contaminação dos ecossistemas, a valorização dos resíduos gerados pelas atividades, a remoção de metal pesado e recuperação de fluxos contaminados. Além disso, os participantes poderão visitar in loco alguns locais de mineração e refinarias com contaminação de metais pesados.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia