A Universidade Estadual de Montes Claros é pioneira na oferta do curso em “Gestão Escolar com Ênfase no Enfrentamento da Criminalidade e da Violência”. Nesta quinta-feira (10/12), a coordenadora das atividades, professora Maria ngela Figueiredo Braga, divulgou o balanço da iniciativa, com a formação da turma inicial após o cumprimento de 40 horas/aula – na última semana.

Em 2016, a Unimontes formará novas turmas com professores e profissionais da educação básica em Montes Claros e, possivelmente, de outras cidades do Norte de Minas.

“Quarenta e quatro profissionais foram preparados para enfrentar situações de criminalidade e violência no espaço escolar”, explica a coordenadora, que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência e criminalidade e também foi instrutora do curso. Ela lembra que a oferta do curso é uma parceria inédita com a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, 22ª Superintendência Regional de Ensino (SRE) e a Polícia Militar de Minas Gerais – por meio da 11ª Região PM/Norte de Minas.

O objetivo foi ampliar a discussão da criminalidade no ambiente escolar e ao mesmo tempo preparar os profissionais de Educação para o enfrentamento dos problemas decorrentes da violência de forma a agir preventivamente. “Reunimos, prioritariamente, os professores das redes estadual e municipal de ensino de Montes Claros, com atividades no campus-sede da Unimontes”, acrescenta.

TEMÁTICAS

O conteúdo do curso teve como base as disciplinas de conhecimentos de “Gestão Democrática da Escola”, “Mobilização Social”, “Construção Democrática de Normas de Convivência Escolar”, Comunicação Não-Violenta e Cultura de Paz”, além de “Mediação de Conflitos Escolares”, “Bullying”, Prevenção de Problemas Relacionados ao Uso de Drogas”.

Mais assuntos foram apresentados na formação da primeira turma do curso: “Teorias Sociológicas do Crime”, “Gerenciamento de Projetos”, “Avaliação Diagnóstica de Problemas no Ambiente Escolar”. As aulas também foram ministradas por professores da Rede Estadual de Ensino, além da Policia Militar.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia