A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participa da 30ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), que será realizada de 11 a 14 de setembro no Parque de Exposições João Alencar Athayde. O evento é uma iniciativa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), parceira da instituição.
A Unimontes marca presença  na feira em um estande compartilhado com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) e com o Centro de Excelência do Semiárido – Sertão, inaugurado em março deste ano com recursos da Fapemig. O espaço reúne projetos inovadores, pesquisas científicas e serviços que demonstram o papel da universidade no desenvolvimento regional.
Entre as atrações estão kits de robótica, o Visio Z – carro robô com câmera e controle por celular –, impressora 3D e óculos de capacidade imersiva com vídeo em realidade aumentada sobre o Barco Opará, voltado para pesquisas e estudos no Rio São Francisco, em projeto implementado pela Fadenor em parceria com a Unimontes. As atividades são conduzidas pelo HUB de Educação Digital, grupo de pesquisa interdisciplinar, coordenado pela professora Fábia Magali Santos Vieira, do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais.

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS) também apresenta soluções tecnológicas, como o OviTrack, voltado para o monitoramento e combate ao mosquito da dengue com uso de inteligência artificial, e o ColmeIA, que aplica IA e internet das coisas na automação de colmeias. Ambos os projetos são coordenados pelo professor Allysson Steve Lacerda.

Pesquisa no semiárido

O Centro de Excelência Sertão exibe resultados de pesquisas realizadas no Norte de Minas, entre elas, o cultivo de cacau irrigado no semiárido, conduzido no Campus de Janaúba pelo professor Victor Martins Maia. Contando com o incentivo da Nestlé, a cultura  apresenta elevados índices de produtividade na região. Outro destaque é a tecnologia de germinação de sementes de macaúba, desenvolvida pelo professor Leonardo Monteiro Ribeiro, do Laboratório de Reprodução Vegetal, vinculado ao Departamento de Biologia Geral, e transferida para a Acelen Renováveis. A empresa implantou em Montes Claros o Centro de Inovação Tecnológica Agroindustrial – o Acelen Agripark, voltado para a produção de biocombustíveis.
Também será apresentada a pesquisa do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD-Veredas), coordenada pela professora Yule Roberta Ferreira Nunes, que investiga o colapso das veredas no sertão mineiro e seus impactos na biodiversidade, na sociobiodiversidade e na saúde única. O estande ainda inclui pesquisas sobre Biotecnologia e Inovação, com foco em produtos derivados da apicultura e da biodiversidade regional.

Empresas Juniores

A feira também conta com a participação das empresas juniores da universidade: a EJU, do curso de Administração, e a Economontes, do curso de Ciências Econômicas, apresentam projetos e compartilham experiências empreendedoras desenvolvidas pelos estudantes.

Fadenor
A Fadenor destaca sua atuação no fomento a projetos acadêmicos e de extensão que conectam a Unimontes a empresas, órgãos públicos e comunidades. Entre os destaques, estão a Rádio Universitária Unimontes 101.1 FM; a Coordenação Técnica de Concursos (Cotec), responsável pela organização de processos seletivos e concursos públicos; iniciativas de recuperação de áreas degradadas; e o Barco de Pesquisa Opará, que realiza estudos no Rio São Francisco.

Relacionadas

Unimontes recebe próxima edição dos Projetos Inspiradores 
Unimontes celebra recepção e graduação de empreendimentos da Incubadora de Empresas Inemontes
IsF/Unimontes oferece curso gratuito e presencial de inglês – Inscrições seguem abertas até sexta-feira
Clio no Museu debate sobre “Mulheres transformadoras através de experiências culturais”
Inscrições para PIBID/Unimontes terminam nesta quinta (11/09)
Programa de Pós-graduação Associado Unimontes IFNM oferece uma vaga para credenciamento de professor colaborador