A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participa da 30ª edição da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), que será realizada de 11 a 14 de setembro no Parque de Exposições João Alencar Athayde. O evento é uma iniciativa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), parceira da instituição.
A Unimontes marca presença  na feira em um estande compartilhado com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) e com o Centro de Excelência do Semiárido – Sertão, inaugurado em março deste ano com recursos da Fapemig. O espaço reúne projetos inovadores, pesquisas científicas e serviços que demonstram o papel da universidade no desenvolvimento regional.
Entre as atrações estão kits de robótica, o Visio Z – carro robô com câmera e controle por celular –, impressora 3D e óculos de capacidade imersiva com vídeo em realidade aumentada sobre o Barco Opará, voltado para pesquisas e estudos no Rio São Francisco, em projeto implementado pela Fadenor em parceria com a Unimontes. As atividades são conduzidas pelo HUB de Educação Digital, grupo de pesquisa interdisciplinar, coordenado pela professora Fábia Magali Santos Vieira, do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais.

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS) também apresenta soluções tecnológicas, como o OviTrack, voltado para o monitoramento e combate ao mosquito da dengue com uso de inteligência artificial, e o ColmeIA, que aplica IA e internet das coisas na automação de colmeias. Ambos os projetos são coordenados pelo professor Allysson Steve Lacerda.

Pesquisa no semiárido

O Centro de Excelência Sertão exibe resultados de pesquisas realizadas no Norte de Minas, entre elas, o cultivo de cacau irrigado no semiárido, conduzido no Campus de Janaúba pelo professor Victor Martins Maia. Contando com o incentivo da Nestlé, a cultura  apresenta elevados índices de produtividade na região. Outro destaque é a tecnologia de germinação de sementes de macaúba, desenvolvida pelo professor Leonardo Monteiro Ribeiro, do Laboratório de Reprodução Vegetal, vinculado ao Departamento de Biologia Geral, e transferida para a Acelen Renováveis. A empresa implantou em Montes Claros o Centro de Inovação Tecnológica Agroindustrial – o Acelen Agripark, voltado para a produção de biocombustíveis.
Também será apresentada a pesquisa do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD-Veredas), coordenada pela professora Yule Roberta Ferreira Nunes, que investiga o colapso das veredas no sertão mineiro e seus impactos na biodiversidade, na sociobiodiversidade e na saúde única. O estande ainda inclui pesquisas sobre Biotecnologia e Inovação, com foco em produtos derivados da apicultura e da biodiversidade regional.

Empresas Juniores

A feira também conta com a participação das empresas juniores da universidade: a EJU, do curso de Administração, e a Economontes, do curso de Ciências Econômicas, apresentam projetos e compartilham experiências empreendedoras desenvolvidas pelos estudantes.

Fadenor
A Fadenor destaca sua atuação no fomento a projetos acadêmicos e de extensão que conectam a Unimontes a empresas, órgãos públicos e comunidades. Entre os destaques, estão a Rádio Universitária Unimontes 101.1 FM; a Coordenação Técnica de Concursos (Cotec), responsável pela organização de processos seletivos e concursos públicos; iniciativas de recuperação de áreas degradadas; e o Barco de Pesquisa Opará, que realiza estudos no Rio São Francisco.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro