Será a 2ª edição do evento em Minas Gerais

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai apoiar a 20ª edição do Abeta Summit, maior evento de turismo de aventura do Brasil, que acontecerá de 25 a 28 de outubro, em Grão Mogol, na Cordilheira do Espinhaço, que abriga a maior cadeia de montanhas do país (a segunda maior da América Latina) e é patrimônio reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera.

O Abeta Summit 2023 terá como tema “Redescobrindo o Brasil, novos destinos, novas oportunidades”, destacando projetos turísticos que atuam para a transformação econômica e social do país. O congresso é realizado, anualmente, pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), sempre em um município diferente, buscando valorizar cidades e atrações de todo o país.

Prédio da Escola Técnica do Brasil Profissionalizante da Unimontes em Grão Mogol.

A partir da parceria com a prefeitura de Grao Mogol, a Unimontes disponibilizou o prédio da Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado no município, administrado pela instituição, para realização de oficinas de outras atividades. O evento também contará com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais.

Para o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, “essa primeira parceria com o município inaugura um novo tempo da presença permanente da Unimontes em Grão Mogol, pois, em 2024, muitas boas notícias virão.”

Considerado o principal encontro da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, o evento reúne operadores e consultores especializados, fornecedores de serviços e equipamentos, empresários, acadêmicos, consultores, gestores públicos e viajantes. Ao todo, serão mais de 52 horas de conversas, oficinas, mesas de negócios e 77 palestrantes convidados, além de espaço para apreciar a gastronomia local, que une traços da culinária mineira e baiana.

Entre outras atrações, o Abeta Summit 2023 sediará a 3ª Exposição de Destinos (Re) Descobrindo o Brasil – feira que apresenta atrações naturais e lugares pouco conhecidos do público em geral. Nas oficinas, serão abordados temas como Perspectivas do Turismo Brasileiro de Natureza, Impactos do Turismo no Clima, o papel do Legislativo no desenvolvimento do Turismo, diversidade e acessibilidade no Turismo, a importância e influência dos povos originários no Turismo e Tecnologia voltada ao Turismo.

Para o prefeito Diêgo Antônio Braga Fagundes, o evento será uma grande vitrine para os diversificados atrativos turísticos do município. “O apoio da Unimontes é fundamental para que esta ação aconteça. Nesta gestão investimos na divulgação de Grão Mogol, em nível nacional. Temos trabalhado inúmeros segmentos, como o cicloturismo, o enoturismo, promovemos o turismo religioso – temos o maior presépio ao ar livre do mundo –, o turismo histórico, o artesanato e muito mais”, explica.

Premiação

Durante o congresso, ocorrerá ainda a entrega do 3º Prêmio Abeta Brasil Natural, que contempla os destaques em Sustentabilidade, Inovação e Segurança dentro do segmento de turismo de natureza no Brasil. A partir deste ano a premiação incluirá também a categoria Acessibilidade.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes