Será a 2ª edição do evento em Minas Gerais

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai apoiar a 20ª edição do Abeta Summit, maior evento de turismo de aventura do Brasil, que acontecerá de 25 a 28 de outubro, em Grão Mogol, na Cordilheira do Espinhaço, que abriga a maior cadeia de montanhas do país (a segunda maior da América Latina) e é patrimônio reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera.

O Abeta Summit 2023 terá como tema “Redescobrindo o Brasil, novos destinos, novas oportunidades”, destacando projetos turísticos que atuam para a transformação econômica e social do país. O congresso é realizado, anualmente, pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), sempre em um município diferente, buscando valorizar cidades e atrações de todo o país.

Prédio da Escola Técnica do Brasil Profissionalizante da Unimontes em Grão Mogol.

A partir da parceria com a prefeitura de Grao Mogol, a Unimontes disponibilizou o prédio da Escola Técnica do Programa Brasil Profissionalizado no município, administrado pela instituição, para realização de oficinas de outras atividades. O evento também contará com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais.

Para o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, “essa primeira parceria com o município inaugura um novo tempo da presença permanente da Unimontes em Grão Mogol, pois, em 2024, muitas boas notícias virão.”

Considerado o principal encontro da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, o evento reúne operadores e consultores especializados, fornecedores de serviços e equipamentos, empresários, acadêmicos, consultores, gestores públicos e viajantes. Ao todo, serão mais de 52 horas de conversas, oficinas, mesas de negócios e 77 palestrantes convidados, além de espaço para apreciar a gastronomia local, que une traços da culinária mineira e baiana.

Entre outras atrações, o Abeta Summit 2023 sediará a 3ª Exposição de Destinos (Re) Descobrindo o Brasil – feira que apresenta atrações naturais e lugares pouco conhecidos do público em geral. Nas oficinas, serão abordados temas como Perspectivas do Turismo Brasileiro de Natureza, Impactos do Turismo no Clima, o papel do Legislativo no desenvolvimento do Turismo, diversidade e acessibilidade no Turismo, a importância e influência dos povos originários no Turismo e Tecnologia voltada ao Turismo.

Para o prefeito Diêgo Antônio Braga Fagundes, o evento será uma grande vitrine para os diversificados atrativos turísticos do município. “O apoio da Unimontes é fundamental para que esta ação aconteça. Nesta gestão investimos na divulgação de Grão Mogol, em nível nacional. Temos trabalhado inúmeros segmentos, como o cicloturismo, o enoturismo, promovemos o turismo religioso – temos o maior presépio ao ar livre do mundo –, o turismo histórico, o artesanato e muito mais”, explica.

Premiação

Durante o congresso, ocorrerá ainda a entrega do 3º Prêmio Abeta Brasil Natural, que contempla os destaques em Sustentabilidade, Inovação e Segurança dentro do segmento de turismo de natureza no Brasil. A partir deste ano a premiação incluirá também a categoria Acessibilidade.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau