Nesta segunda-feira (16/10), foi realizada a abertura do IV Congresso Internacional da Rede Internacional de Educação OnLIFE (RIEOnLiFE) e o VIII We, Learning with the Cibricity (WLC) no Campus Montes Claros, com organização conjunta do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), representantes da educação básica e instituições participantes da RiEOnLIFE.

O vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira durante a abertura do RIEOnLiFE, em parceria com a IFNMG. Foto: Wagner Cavalcante

A abertura foi presidida pelo reitor substituto do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e pró-reitor de Administração, professor João Leandro Cássio de Oliveira que falou sobre o orgulho do instituto em sediar, pela primeira vez na região sudeste do Brasil, esses dois eventos internacionais de grande relevância para o Brasil e para o mundo e também da parceria com as instituições. “Diante de tudo isso, reiteramos o nosso entendimento quanto à importância, nesse cenário, das instituições de ensino e de parcerias como a que temos com a Unimontes. Porque, enquanto instituições, somos propulsoras do conhecimento científico, desempenhando um papel fundamental na formação de novas perspectivas para o futuro”, ressaltou o reitor substituto.

O vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Dalton Caldeira Rocha também compôs a mesa de honra, representando o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago e destacou a importância dessa interação com as demais instituições para promoção do ensino de qualidade. “Importante a parceria da Unimontes neste evento internacional que reúne pesquisadores da educação digital para discutir esse momento que estamos vivendo de metaverso, educação à distância e os novos paradigmas do modelo educacional para atender a nova juventude”.

Ele acrescentou ainda que “é importante que os professores, estudantes e pesquisadores da Unimontes participem dessa interlocução com conexões importantes que acontecerão aqui no RiEOnLIFE”, completa o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha.

Os eventos, acontecerão de 16 a 19 de outubro de 2023, como uma oportunidade de intercâmbio e diálogo entre estudantes, professores, pesquisadores e gestores, abordando temáticas cruciais relacionadas à educação contemporânea e à inovação. O tema dos eventos é “O habitar do ensinar e do aprender em tempos de ecologias inteligentes”.

A programação contará com palestrantes e debatedores de diferentes estados do Brasil e de países como Estados Unidos, Moçambique, Portugal, Itália e França. Além da conferência de abertura, haverá mesas redondas sobre temáticas como educação digital, inteligência artificial, práticas inventivas, metaverso, digital influencers, educação inclusiva, gamificação e políticas públicas. Também haverá mesa de apresentação de pesquisas e práticas.

O evento será realizado de forma híbrida, permitindo tanto a participação presencial quanto virtual, para acomodar as diferentes necessidades e restrições. Os interessados em participar podem realizar suas inscrições por meio do link oficial do evento: https://eventos.ifnmg.edu.br/RIEWLC.

Também participaram da abertura o diretor de Gestão e Planejamento do Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Q (INEP), Ricardo Magalhães Dias Cardozo; o diretor-geral do IFNMG-Campus Montes Claros, Renato Afonso Cota Silva; o pró-reitor de Pesquisa de Pós-graduação e Inovação do IFNMG, Edinei Canuto Paiva; a conceptora e líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital da Unisinos, Eliane Schlemmer; e o professor da Universidade de São Paulo (USP), Massimo Di Felice;

Sobreo RIEOnLife

O IV Congresso Internacional da RIEOnLiFE tem como intuito criar um espaço de convivência, conversas e compartilhamentos entre professores e pesquisadores. As discussões abordarão compreensões, ações e proposições relacionadas à educação na contemporaneidade, visando a problematização do presente em relação à pesquisa e à co-criação de ecossistemas conectivos de inovação para a educação OnLIFE.

O VIII Festival do WLC concentra-se na promoção de atividades lideradas por crianças, adolescentes e professores da educação básica, destacando a cibricidade como um espaço de aprendizado fundamental.
Para mais informações, acesse o site oficial do evento: https://eventos.ifnmg.edu.br/RIEWLC.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +