Aproximadamente 7,8 mil alunos de 87 escolas públicas do Norte e Noroeste de Minas, além dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Paranaíba, foram classificados para a segunda fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As respectivas provas serão aplicadas no dia 5 de novembro (sábado), a partir das 14 horas. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é responsável pela coordenação dessas regiões mineiras (pólo 7), por intermédio do departamento de Ciências Exatas.

Para se ter uma dimensão do que representa a Olimpíada nessa porção do Estado, somente na primeira fase a Unimontes coordenou as provas para 193.426 alunos de 523 escolas públicas em 87 dessas regiões. O Governo de Minas apóia a iniciativa.

Sobre a segunda fase, as provas acontecerão em todos esses municípios da área coordenada pela Unimontes. No caso específico de Montes Claros, foram classificados 1.318 alunos de 73 escolas públicas, sendo que os exames estão agendados para os prédios 2 e 3, do campus-sede.

A OBMEP é uma realização dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e das universidades públicas. O objetivo do evento é despertar maior interesse pela matemática entre os alunos das escolas públicas, além de valorizar o trabalho dos professores da área. Participaram da primeira fase cerca de 19,5 milhões de jovens em todo o País.

Como nas edições anteriores, os primeiros colocados receberão medalhas de ouro (500), prata (900) e bronze (1,8 mil), além de bolsas de iniciação científica júnior do CNPq no valor de R$ 3,2 mil e Menção Honrosa. Os professores de maior pontuação em seus Estados receberão um computador portátil com programas para o ensino de matemática (127), sendo que as escolas com maior pontuação têm direito, além do computador, de um kit móvel de projeção móvel (datashow e tela).

PRÊMIOS

O professor Rosivaldo Antônio Rodrigues é coordenador regional da OBMEP/2011 pela Unimontes. Segundo ele, “o número de ganhadores da região de abrangência da Universidade está maior a cada ano e vários alunos das escolas públicas regionais já demonstraram que a matemática é divertida e rende prêmios”. Ele aguarda um resultado ainda mais significativo na atual versão da olimpíada entre as escolas públicas sob a coordenação da Unimontes.

Ele ressaltou também a importância do reconhecimento do Governo de Minas quanto ao desempenho dos mineiros na OBMEP, através de premiação oferecida pela Secretaria de Estado da Educação aos alunos e professores. “Esse é mais um estímulo para que os alunos se dediquem no estudo da disciplina”, concluiu o professor Rosivaldo.

Mais informações sobre as provas da segunda etapa na sede da Coordenação Regional da OBMEP (sala 2 do prédio 3 do campus-sede), de 8 às 12 e das 14 às 18 horas, ou pelo e-mail mg07@obmep.org.br ou, ainda, através do telefone (38) 3221-1303.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia