A Universidade Estadual de Montes Claros poderá contar com um Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética. O trabalho para a elaboração do referido projeto é coordenado pela Reitoria e teve início a partir da reunião entre o reitor João dos Reis Canela, professores José Geraldo de Freitas Drumond e Antonio Alvimar de Souza e o vice-reitor do Centro Universitário São Camilo/SP, professor doutor – padre – Léo Pessini, também superintendente da União Social Camiliana.

Além do núcleo propriamente dito, a Unimontes ofertaria, através de parcerias e convênios, cursos de mestrado e doutorado interinstitucionais em Bioética e áreas afins. “Por se tratar de um tema que abrange todas as áreas do conhecimento, percebemos a viabilidade em contar na nossa instituição com um espaço para estudos e pesquisas sobre a Bioética, ampliando as ações de caráter interdisciplinar na Unimontes”, observa o professor João Canela.

O professor e padre Antônio Alvimar de Souza, do departamento de Filosofia e também diretor da Editora Unimontes, explica que o núcleo terá como objetivo pesquisar, estudar e aprofundar temas relativos à Bioética. “É bastante evidente que o estudo da Bioética demanda um diálogo com áreas como a Antropologia, Teologia, Filosofia, Ética, Direito, Saúde e as novas tecnologias”, analisa o professor, que acrescenta: “neste espaço também sinalizamos para o entendimento e respeito às várias expressões de vida”.

Ex-reitor da Unimontes no período de 1988 a 2002, José Geraldo de Freitas Drumond é professor em Medicina Legal, Bioética e Ética Médica e enaltece a proposta da Universidade. “Trata-se de um projeto muito importante para a academia. Atualmente, em todo o mundo, as questões sobre a sobrevivência humana, a produção de conhecimentos e a sua divulgação, ou seja, a ciência e a tecnologia e a sua inserção na formação de novos profissionais para a sociedade, estão inseridos numa nova ordem ética, denominada bioética – também chamada de a ética da ciência”, disse.

O projeto prevê o funcionamento do núcleo – centro de investigação – com a participação de professores dos diversos centros de ensino para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e estudos multidisciplinares sobre bioética.

Consultor da Unimontes na elaboração da proposta, o professor-doutor Léo Pessini é apontado como um dos nomes mais importantes da bioética brasileira e internacional. É autor de dezenas de obras sobre a bioética. O Centro Universitário São Camilo, do qual é vice-reitor, é credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) para oferta de mestrado e doutorado em Bioética.

No encontro, o padre Léo Pessini avalizou a iniciativa da Unimontes para a implantação de seu núcleo próprio, que vislumbra a possibilidade de celebrar convênios entre o Centro São Camilo e a Universidade para o ensino e pesquisa nesta área.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia