A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está ampliando as discussões a respeito da evasão de acadêmicos, um problema nacional, e das possíveis mudanças no processo seletivo da instituição. Uma das propostas é o oferecimento de vagas para cursos de graduação através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação. Se aprovada a proposição, a Unimontes passará a oferecer as vagas de cursos de graduação, parcialmente ou totalmente, pelo sistema do Ministério da Educação, levando em consideração as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, explica que a evasão de acadêmicos e as mudanças nos processos seletivos são assuntos que precisam ser debatidos com a toda a comunidade acadêmica, por se tratar de mudanças estruturais. Nessa segunda-feira, à tarde, no Salão dos Conselhos da universidade, o reitor reuniu a gestão superior, diretores de centros, chefes de departamentos e coordenadores de cursos para debater os dois assuntos. “É uma decisão que tem que ser colegiada, envolvendo toda a comunidade acadêmica e não será uma decisão apenas de um setor da universidade”, reforçou o reitor. “Esses debates serão intensificados para definirmos ações”, completa o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto.
Embora seja um problema nacional, a evasão de acadêmicos é uma preocupação na lista de prioridade da universidade. Estudo apresentado pela Pró-Reitoria de Ensino, elaborado com base em relatórios e documentos das Chefias de Departamentos e de Coordenações de Cursos, revela, por exemplo, que o perfil do acadêmico da Unimontes tem associação com a evasão. Muitos acadêmicos da Unimontes são trabalhadores e têm que conciliar trabalho, família e estudo, o que prejudica a continuidade na universidade. Outros fatores também foram apontados, ,como a escolha do curso, que, muitas vezes, não está em conformidade com o perfil do acadêmico, passando pela necessidade de adequação de projetos político-pedagógicos e da melhoria da infraestrutura.
Outra prioridade da Unimontes é discutir o acesso do aluno à universidade. Atualmente a Unimontes oferece vagas através do Processo Seletivo tradicional e do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES), implantado em 1998, que destina vagas para os alunos do Ensino Médio, avaliado ao final de cada período de estudo. A nova proposta em discussão é a Unimontes oferecer vagas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
O SISU é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A cada edição, as instituições públicas de ensino superior, que optam por participar do SISU, ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas. A Unimontes está discutindo a possibilidade de oferecer vagas, parcialmente ou integralmente, por intermédio desse sistema.