A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) adota providências para agilizar as obras das escolas do Programa Brasil Profissionalizado, coordenado pela instituição. O programa, implementado pela União, com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a contrapartida do Governo do Estado de Minas, prevê a construção de escolas profissionalizantes em 13 municípios mineiros.

Cada unidade educacional, com área construída de 5,58 mil metros quadrados, podendo atender cerca de 1,2 mil alunos.

De acordo com o Setor de Engenharia da Unimontes, responsável pela fiscalização e acompanhamento das obras, três unidades do Brasil Profissionalizado que estavam paralisadas até o final de 2023, foram retomadas após a realização de novos processos licitatórios: Bocaiuva, Brasília de Minas e Manga.

A obra de retomada da escola do Brasil Profissionalizado de Bocaiuva foi licitada no valor de R$ 6.867.129,12, com a previsão de ser concluída em fevereiro de 2025. Os serviços das escolas de Brasília de Minas (valor de R$10.609.789,45) e Manga (valor de R$ 10.434.347,70) também foram retomados e deverão ser entregues em março de 2025.

O Setor de Engenharia da Unimontes realiza os levantamentos nas unidades de Taiobeiras, Monte Azul, Pompéu, Joaíma, Lagoa Santa, Grão Mogol e Espinosa. O objetivo é identificar quais serviços de reparos e manutenções devem ser executados, em função dos desgastes naturais e, também, ao tempo que as escolas estão paradas. Entre os serviços que podem ser feitos, estão: pintura, recomposição de forro de gesso e substituição de portas.

As escolas de Janaúba, Ibirité e Lagoa Santa estão em uso e, no momento, não há previsão de intervenções. Para a unidade de Lagoa Santa está em andamento um processo para contratação de projetos para revitalização de um terreno (talude).

Para a Escola do Programa Brasil Profissionalizado de Unaí, em 2023 foi iniciado um processo licitatório prevendo a retomada da obra. Porém, devido a uma ação judicial, demandada pela empresa que estava executando os serviços, o processo de licitação foi revogado e tratativas judiciais estão em andamento.

Dessa maneira, a retomada para a conclusão dessas escolas envolveu uma grande mobilização de diversos setores da Unimontes, com a atuação de todos os colaboradores de diversos setores da Universidade. Com essa união de esforços, resultados positivos e concretos já estão alcançados.

Proposta de novo modelo de gestão para o Hospital Universitário Clemente de Faria é debatida em seminário
Museu Regional do Norte de Minas contará com sala dedicada à arte indígena Xakriabá. Novo espaço será inaugurado no dia 6/09, com exposição permanente
Reitor da Unimontes participa do Seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG
Unimontes sedia reunião itinerante do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais