A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Biotério Multiusuário de Criação e Experimentação Animal, do Laboratório de Citometria, Cultivo Celular e Biologia Molecular (Citomol) e do Instituto de Pesquisa, adquiriu o MicroLab Prep. Trata-se de robô de pipetagem de última geração, que, já instalado, garante automação laboratorial com alta precisão. A aquisição ocorreu recentemente a partir da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), conforme processo APQ-03829-23. O fato marca importante avanço para a pesquisa científica na instituição de ensino superior.

Modernização

Coordenadora do Biotério e do Citomol, a professora Lucyana Conceição Farias explica que a implementação do robô às pesquisas da Unimontes não apenas moderniza os métodos experimentais, mas também abre novas perspectivas de investigação científica e produção de conhecimento de qualidade aplicado aos diversos campos das Ciências Biológicas e da Saúde. De modo que a Unimontes reafirma compromisso com a excelência científica, a inovação tecnológica e a contribuição direta para o desenvolvimento da ciência em Minas Gerais e no Brasil.

Capacitação

No âmbito da chegada do MicroLab Prep ao campus-sede, entre os dias 15 e 19 de setembro, houve capacitação da equipe técnica, que será responsável pelo manuseio do robô de pipetagem e que abrange estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Saúde. O objetivo foi garantir a esse público-alvo domínio do sistema e uso pleno das respectivas funcionalidades.

Aplicações do sistema

O novo equipamento será aplicado em diversas etapas de pesquisas e análises clínicas desenvolvidas no laboratório multiusuário, especialmente em estudos que demandam manipulação de grande número de amostras biológicas de forma simultânea; na redução de variabilidade experimental, assegurando reprodutibilidade e confiabilidade nos resultados; agilidade em protocolos, como preparo de placas de ensaio, diluições seriadas e reações moleculares; e em segurança para os pesquisadores, uma vez que minimiza riscos de erros manuais e de contaminação de amostras e reagentes.

Com esse recurso, segundo Lucyana Farias, os pesquisadores da Unimontes e instituições parceiras poderão acelerar as pesquisas em áreas como Biologia Molecular, Análises Celulares, Ensaios Pré-Clínicos e Estudos Clínicos. O que aumenta o impacto científico dos trabalhos da Unimontes em cenários nacionais e internacionais de pesquisa.

Lucyana Farias é odontóloga, com estágio pós-doutoral na área de Biologia Molecular, doutorado em Medicina Molecular, mestrado em Ciências da Saúde e especialização em Bioética. Realiza pesquisas nas áreas de Patologia bucal, Biologia molecular e estudos in vivo e in vitro.

Laboratório multiusuário

O Biotério de Criação e Experimentação Animal e Laboratório Citomol/Unimontes são laboratórios multiusuários destinados à realização de projetos de pesquisa e inovação tecnológica, tanto por pesquisadores da Unimontes, como por grupos de outras instituições públicas e privadas.

Os laboratórios multiusuários ficam no Instituto de Pesquisa da Unimontes, sob a gestão do professor André Luiz Sena Guimarães, pesquisador e incentivador da pesquisa na instituição.

Mais informações no link https://unimontes.br/laboratorio-de-biologia-molecular-biomol/

Fotos: Divulgação

Relacionadas

Liga de Processo Penal e Criminologia da Unimontes faz campanha por adolescentes em medida socioeducativa
Presidente da Fapemig anuncia aprovação de Centro de Excelência de Pesquisa em Saúde na Unimontes
Inscrições para Vestibular Próprio da Unimontes terminam hoje
“Eles com Elas pela Vida” – Entrega de kits da corrida realizada pelo hospital da Unimontes é amanhã
 Qualidade do curso de Direito da Unimontes é destacada em sessão de homenagem na Câmara Municipal de Montes Claros
Unimontes realiza Encontro de Professores Arte na Escola