
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Biotério Multiusuário de Criação e Experimentação Animal, do Laboratório de Citometria, Cultivo Celular e Biologia Molecular (Citomol) e do Instituto de Pesquisa, adquiriu o MicroLab Prep. Trata-se de robô de pipetagem de última geração, que, já instalado, garante automação laboratorial com alta precisão. A aquisição ocorreu recentemente a partir da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), conforme processo APQ-03829-23. O fato marca importante avanço para a pesquisa científica na instituição de ensino superior.
Modernização
Coordenadora do Biotério e do Citomol, a professora Lucyana Conceição Farias explica que a implementação do robô às pesquisas da Unimontes não apenas moderniza os métodos experimentais, mas também abre novas perspectivas de investigação científica e produção de conhecimento de qualidade aplicado aos diversos campos das Ciências Biológicas e da Saúde. De modo que a Unimontes reafirma compromisso com a excelência científica, a inovação tecnológica e a contribuição direta para o desenvolvimento da ciência em Minas Gerais e no Brasil.
Capacitação
No âmbito da chegada do MicroLab Prep ao campus-sede, entre os dias 15 e 19 de setembro, houve capacitação da equipe técnica, que será responsável pelo manuseio do robô de pipetagem e que abrange estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Saúde. O objetivo foi garantir a esse público-alvo domínio do sistema e uso pleno das respectivas funcionalidades.
Aplicações do sistema
O novo equipamento será aplicado em diversas etapas de pesquisas e análises clínicas desenvolvidas no laboratório multiusuário, especialmente em estudos que demandam manipulação de grande número de amostras biológicas de forma simultânea; na redução de variabilidade experimental, assegurando reprodutibilidade e confiabilidade nos resultados; agilidade em protocolos, como preparo de placas de ensaio, diluições seriadas e reações moleculares; e em segurança para os pesquisadores, uma vez que minimiza riscos de erros manuais e de contaminação de amostras e reagentes.
Com esse recurso, segundo Lucyana Farias, os pesquisadores da Unimontes e instituições parceiras poderão acelerar as pesquisas em áreas como Biologia Molecular, Análises Celulares, Ensaios Pré-Clínicos e Estudos Clínicos. O que aumenta o impacto científico dos trabalhos da Unimontes em cenários nacionais e internacionais de pesquisa.
Lucyana Farias é odontóloga, com estágio pós-doutoral na área de Biologia Molecular, doutorado em Medicina Molecular, mestrado em Ciências da Saúde e especialização em Bioética. Realiza pesquisas nas áreas de Patologia bucal, Biologia molecular e estudos in vivo e in vitro.
Laboratório multiusuário
O Biotério de Criação e Experimentação Animal e Laboratório Citomol/Unimontes são laboratórios multiusuários destinados à realização de projetos de pesquisa e inovação tecnológica, tanto por pesquisadores da Unimontes, como por grupos de outras instituições públicas e privadas.
Os laboratórios multiusuários ficam no Instituto de Pesquisa da Unimontes, sob a gestão do professor André Luiz Sena Guimarães, pesquisador e incentivador da pesquisa na instituição.
Mais informações no link https://unimontes.br/laboratorio-de-biologia-molecular-biomol/
Fotos: Divulgação

