A Universidade Estadual de Montes Claros aderiu ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (“Revalida”), do Ministério da Educação (MEC). O termo de adesão foi oficializado neste mês pelo Governo Federal, com duração por cinco (5) anos. A Unimontes, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, trabalha agora para cumprir os critérios determinados pelo MEC, como estabelecer sua comissão de revalidação, a qual será responsável pelo processo e encaminhamento da documentação.

Nesta semana, foi realizado um encontro técnico para definir a criação desta comissão, além de indicar o professor para assumir o cargo de observador institucional. Este será responsável pelo acompanhamento da avaliação das habilidades clínicas no pleito do “Revalida”. Participaram da reunião na última quarta-feira (11/06), representantes da Pró-Reitoria de Ensino, direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), coordenação do curso de Medicina e chefes de departamentos relacionados ao curso médico.

“A Unimontes cumpre sua função pública ao participar do processo de revalidação de diplomas de médicos graduados fora do País”, explica o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto. Segundo ele, a perspectiva da instituição é de implantar o sistema do “Revalida” ainda no segundo semestre deste ano, a partir do lançamento do edital feito pelo MEC.

COMO FUNCIONA O REVALIDA

O “Revalida” foi implantado em 2011, com aplicação uma vez por ano; em duas etapas. Na primeira, consta uma avaliação escrita – composta por uma prova objetiva (com questões de múltipla escolha) e uma prova discursiva. Na segunda etapa, avaliam-se as habilidades clínicas.

Para participar do “Revalida” é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no País e ter CPF emitido pela Receita Federal. É preciso também ter diploma médico reconhecido pelo Ministério da Educação do país de origem, além de ser autenticado por autoridade consular brasileira e acompanhado de tradução pública juramentada para o português.

Entram na avaliação conteúdos e competências das cinco áreas de exercício profissional: cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia-obstetrícia e clínica médica. Além disso, o exame estabelece níveis de desempenho esperados para as habilidades específicas de cada área. A inscrição do candidato acontece após publicação do edital pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do MEC.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia