A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) oficializou a assinatura do termo de adesão junto ao Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde do Norte de Minas (Coapes). O documento foi firmado pelo reitor, professor João dos Reis Canela, na última semana (dia 21/6) e propõe a facilitação dos processos de negociação e as tomadas de decisão para ações de integração ensino-serviço-comunidade.

Instituído pela Lei nº 12.871 de 2013, por meio do Ministério da Saúde, o Coapes aprimora os diálogos a partir das esferas públicas para a construção prática da integração ensino, serviço e comunidade, de forma que a Educação Permanente em Saúde (EPS) é o principal referencial ético-político.

Para o coordenador do curso de Medicina da Unimontes, professor Henderson Barbosa Pimenta, a partir da adesão, a Universidade Estadual de Montes Claros torna público o objetivo de melhorar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a instituição precursora em fomentar a qualidade dos programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional.

Além disso, a iniciativa pretende dar acesso ao ensino superior aos estabelecimentos de saúde como cenário de prática, direcionando esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior.

OFERTA

Participam do Coapes gestores municipais e estaduais do SUS interessados em ofertar a sua rede enquanto campo de prática para estudantes de graduação e residência. Integram também as instituições de ensino que possuem cursos de graduação na área da saúde e programas de residência médica e multiprofissional interessados em discutir e qualificar a inserção do estudante na rede e a integração ensino e serviço.

Durante a reunião na reitoria da Unimontes, o termo foi assinado por representantes da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e Diretorias Regionais de Saúde, juntamente com o Colegiado Regional de Secretários Municipais de Saúde do Norte de Minas (Cosems).

Participaram da reunião o superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), José Otávio Braga Lima, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professora Graciana Guerra David, o diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HUCF, professor Roberto Rodney Ferreira Júnior, o Coordenador do Programa de Residência do HUCF, professor Divino Urias Mendonça, o professor João Batista Silvério, representante da Unimontes para o Coapes, e representantes da Residência Multiprofissional do HUCF.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia