Serão desenvolvidas ações conjuntas nas áreas de pesquisa e pós-graduação

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai realizar atividades nas áreas de pós-graduação lato sensu e Stricto sensu (cursos de especialização e de mestrado), pesquisa e eventos científicos em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais. A parceria foi acertada durante a visita do Chefe do Centro de Pesquisa e Pós-graduação da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (CPP), tenente coronel Vanderlan Hudson Rolim; ao reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, segunda-feira (27/02).

O Chefe do Centro de Pesquisa e Pós-graduação da Academia de PMMG (CPP), tenente coronel Vanderlan Hudson Rolim esteve acompanhado do coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras, Major Francis Albert Cotta. Na oportunidade, foi discutida a assinatura de dois convênios de cooperação técnica entre a Unimontes e a Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.

O primeiro convênio prevê possibilidade de desenvolvimento de programas específicos de cooperação nos campos de investigação científica, com criação conjunta de grupos de pesquisa, de programas de pós-graduação lato e stricto sensu, além de eventos científicos.

O outro acordo de cooperação visa o registro de diplomas expedidos pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, instituição de ensino superior mantida pela PMMG.
O tenente coronel Vanderlan Rolim que é ressaltou que o objetivo da visita foi a maior aproximação com a nova gestão superior da Unimontes e incrementar a parceria com a instituição superior. Ele ressaltou que a corporação buscou o apoio da Universidade para a criação do seu próprio mestrado profissional, cumprindo as regras estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Por sua vez, o major Francis Albert Cotta, lembrou que o Núcleo de Pesquisa em Ciências Policiais e Segurança Pública foi desenvolvido em parceria com a Unimontes, sendo apresentado no Diretório do Grupos de Pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“O Programa é inovador e abrange tanto o Mestrado como outras ações que caminham juntas como o periódico, a estruturação da biblioteca, esse núcleo de pesquisa que conta com uma editora universitária na Academia Militar em Belo Horizonte. Hoje precisamos publicizar o crescimento acadêmico dentro dessas diretrizes que são da Universidade e que foi fundamental para esse avanço”, destacou o major Francis.

O professor Wagner de Paulo Santiago enalteceu a importância da visita dos representantes da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. “Essa parceria com a Polícia Militar é de extrema importância tanto para o meio acadêmico como o social e coloca a Unimontes no seu verdadeiro papel que é de avançar na educação e poder contribuir de forma substancial para o desenvolvimento da região, enfatizou o reitor.
Também presentes na reunião o vice-reitor, professor Dalton Cadeira Rocha; o coordenador adjunto Mestrado em Ciências Policiais e Tecnológicas, professor Rafael Soares Duarte de Moura e o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira.

Relacionadas

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial