– Os selecionados serão responsáveis pelos processos de escolha dos acadêmicos a serem contemplados pelas bolsas –

Os professores da Universidade Estadual de Montes Claros, vinculados aos 27 departamentos e aos programas de mestrado e doutorado, podem participar do processo seletivo para atuar como orientadores de acadêmicos em programas de iniciação científica – primeira experiência dos estudantes na área de pesquisa. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, exclusivamente pelo formato virtual.

Os trabalhos são desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), por meio da Coordenadoria de Iniciação Científica, e se apresentam como ação estratégica da Unimontes: contribuir para a ampliação do conhecimento científico e a melhor qualificação do futuro profissional nas diversas áreas.

As regras da seleção estão disponíveis na seção de editais do portal eletrônico www.unimontes.br.

São três editais que contemplam quatro programas de iniciação científica disponíveis, com a oferta de 310 bolsas e 400 vagas de iniciação científica voluntária para acadêmicos, que serão orientados pelos professores selecionados. Para todas as modalidades, o valor da bolsa mensal aos estudantes é de R$400,00 (com exceção do programa de iniciação científica voluntária).

Os candidatos a orientadores serão avaliados em critérios como o currículo e a produção científica – titulação e publicações, respectivamente.

ÁREAS

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC) oferece 160 bolsas de orientadores, com vigência entre dezembro/2021 e setembro/2022. (veja o edital e anexo)

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (BIC/UNI) disponibiliza 135 vagas para orientadores, com vigência para 2022. A divisão das bolsas será por Centros de Ensino: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), com 51 bolsas; Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), com 28 bolsas; Centro de Ciências Humanas (CCH), com 34 bolsas; e Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), com 22 bolsas.

No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Voluntária (ICV), a Unimontes disponibiliza 400 vagas para vigência entre março/2022 e fevereiro de 2023. Esta é a única modalidade sem o recebimento de bolsas.

Edital e anexos (BIC/UNI e ICV)

A Universidade oferece, ainda, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para os campi avançados (BIC/CAMPI). São 15 bolsas disponíveis em edital para as sedes fora de Montes Claros: Almenara, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, além do núcleo avançado de Joaíma. A vigência será entre março/2022 e fevereiro de 2023.

Coordenadora de Iniciação Cientifica da Unimontes, a professora Maria Alice Ferreira dos Santos destaca que, ao ser selecionado, o professor orientador realiza a escolha dos alunos que receberão as bolsas nos projetos de pesquisa. Mais informações na própria Coordenadoria: e-mail – iniciacao.cientifica@unimontes.br.

Nesta sexta-feira (17/9), a Pró-Reitoria de Pesquisa promove um encontro virtual com professores, às 17 horas, com uma espécie de tutorial com dicas e orientações sobre “Como funcionam os editais de iniciação científica?”. Será pela plataforma Google Meet.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital