A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps), informa que estarão abertas, no período de 20 de maio a 2 de junho, as inscrições para o processo seletivo de preenchimento de vagas residuais nos cursos de graduação da instituição.
O Edital nº 03/2025, disponível em: https://www.coteps.unimontes.br/wp-content/uploads/2025/05/EDITAL-3-2025.pdf, contempla quatro modalidades de ingresso: transferência interna, transferência externa, obtenção de novo título e ingresso de pessoas idosas com 60 anos ou mais.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Coteps/Unimontes (www.coteps.unimontes.br), onde também está disponível o edital completo com todas as informações, incluindo o quadro de vagas por curso e campus.
Ao todo, são mais de 500 vagas distribuídas em 47 cursos presenciais ofertados no campus-sede, em Montes Claros, e nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas e São Francisco. A seleção será realizada por análise do histórico escolar, exceto para a modalidade 60+, que terá prova de redação.
Quem pode se inscrever
Na transferência interna, podem participar alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação da Unimontes, interessados em mudar para outro curso ou turno, desde que pertença à mesma área de afinidade. Já na transferência externa, são aceitos estudantes de outras instituições de ensino superior, públicas ou privadas, presenciais ou a distância, com matrícula ativa no 1º semestre de 2025, também para cursos da mesma área.
A modalidade obtenção de novo título é destinada a pessoas que já concluíram um curso superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e desejam cursar uma nova graduação. Nessa categoria, não há exigência de afinidade entre os cursos.
A Unimontes também reserva vagas para a modalidade 60+, voltada exclusivamente a candidatos com 60 anos completos ou mais até o fim do período de inscrição. É necessário ter concluído o ensino médio e participar da prova de redação, que será realizada no dia 16 de junho, às 9h, no campus-sede, em Montes Claros.
Seleção e classificação
Para as três primeiras modalidades – transferência interna, transferência externa e obtenção de novo título –, a pontuação será calculada com base na média aritmética das disciplinas cursadas com aprovação e na quantidade de disciplinas concluídas, conforme escala definida no edital. Somente serão aceitos históricos escolares assinados pela autoridade competente e com notas em escala de 0 a 100 pontos. Documentos incompletos, ilegíveis ou sem assinatura resultarão na eliminação do candidato.
O resultado final pós-recursos será divulgado até 22 de julho. A pré-matrícula dos aprovados em primeira chamada deverá ser feita entre os dias 23 e 25 de julho, enquanto, para os aprovados em segunda chamada, deverá ser feita nos dias 30 e 31 de julho. O início das aulas está previsto para o segundo semestre letivo de 2025.