A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) lança Edital para seleção de candidatos a orientadores de iniciação científica do Programa Institucional de Iniciação Científica (Proinic), nas modalidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF/CNPq).
As bolsas são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e administradas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da instituição de ensino superior. Trata-se de 58 bolsas do PIBIC/CNPq e 25 bolsas do PIBIC-AF/CNPq, essas exclusivamente para indicação de graduandos que ingressaram na Unimontes pela modalidade de reserva de vagas. Todas as bolsas têm vigência de 1º de setembro de 2025 a 31 de agosto de 2026. O prazo de inscrições vai desta terça-feira (03/06) até 1º de julho.
Inscrição
No ato da inscrição, o candidato deverá anexar toda a documentação exigida na página do Google Formulários, e enviá-la pelo link https://docs.google.com/forms/d/10OCj3WjnZ6WbKIFokfCbfI_PEmHyYfyqqWDLMfhbkIU /preview. A documentação exigida pode ser conferida no Edital.
Requisitos
O interessado deverá ter vínculo formal com a Unimontes como professor de ensino superior; possuir a titulação de Doutor e produção científica, tecnológica ou artístico-cultural, que serão analisados conforme critérios especificados no Anexo II do Edital; não estar afastado para treinamento ou por qualquer outro motivo, durante a vigência da Iniciação Científica; ter projeto de pesquisa que reflita originalidade, relevância e viabilidade técnica, compatível com o Plano de Trabalho proposto para o acadêmico e apresente, preferencialmente, aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – projetos de pesquisa envolvendo seres humanos deverão, no momento do cadastro do acadêmico, apresentar o comprovante de aprovação ao Comitê de Ética em Pesquisa e em casos de projetos que envolvam experimentação e bem-estar animal deverão, no momento do cadastro do acadêmico, apresentar o comprovante de aprovação a Comissão de Ética no Uso de Animais -; não estar inadimplente com os Programas Institucionais de Iniciação Científica; e selecionar e indicar, para o cadastro da bolsa, aluno com perfil e desempenho acadêmico compatível com as atividades previstas no plano de trabalho, observados princípios éticos e conflito de interesse.
Resultados
O resultado preliminar da seleção de candidato a orientador será divulgado no dia 07 de agosto, enquanto o resultado final será conhecido no dia 18 de agosto. Ambos poderão ser acessados no endereço eletrônico www.unimontes.br.
Atribuições
O candidato à orientação de iniciação científica PIBIC/CNPq e/ou PIBIC-AF/CNPq deverá assumir compromisso formal com as atividades do acadêmico, que envolvem: a) estabelecimento de condições adequadas de acesso às instalações laboratoriais ou outras imprescindíveis para realização do Plano de Trabalho do bolsista; b) orientação do acadêmico nas diversas fases do trabalho de pesquisa proposto, incluindo elaboração de relatórios técnico-científicos, de resumos ou artigos e a divulgação de resultados em congressos, seminários ou outros eventos; e c) participação obrigatória do bolsista no IV Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes em 2026. O orientador deverá incluir o nome do acadêmico nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva dele.
PIBIC E PIBIC-AF
O PIBIC/CNPq e o PIBIC-AF/CNPq são programas voltados para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do Ensino Superior. Os programas visam contribuir para a formação científica de recursos humanos para a pesquisa e demais atividades profissionais; possibilitar maior interação entre a Graduação e a Pós-Graduação; qualificar estudantes para os programas de pós-graduação e reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; e estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de Graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.