A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) celebra mais um marco significativo em sua trajetória acadêmica com a aprovação do Doutorado Profissional em Cuidado Primário em Saúde pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A proposta do novo doutorado da Unimontes recebeu a nota máxima (5) da Capes/MEC.

O programa de pós-graduação stricto sensu profissional da Unimontes já conta com o Mestrado em Cuidado Primário em Saúde, que tem se destacado pela excelência na formação dos seus egressos. Com um enfoque multidimensional, o curso visa aprofundar o conhecimento dos alunos em suas áreas de atuação, promovendo um desempenho diferenciado na assistência à saúde. Além disso, fomenta o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias aplicáveis na gestão e na atenção primária em saúde, sempre com um olhar atento ao processo de educação permanente na área.

O curso busca transformar a prática assistencial, beneficiando os usuários dos serviços de saúde ao deslocar o foco do eixo flexível, com uma abordagem científica humanística, ponderada e crítica, que atende às reais demandas da sociedade. Dentro dessa missão, foi elaborada a proposta do Doutorado Profissional em Cuidado Primário em Saúde.

A proposta foi aprovada por meio da portaria Nº 674, publicada em 24 de julho de 2024, que reconhece os cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes/MEC.

“O Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde conta com um corpo de professores muito competentes e dedicados, demonstrado em sua excelente avaliação com conceito 5 pela Capes/MEC”, destacou o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira. “A aprovação do Doutorado é um marco para a área da saúde em Montes Claros e toda a região adjacente, auxiliando na capacitação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas com ênfase na atenção primária à saúde”, completou.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Cássia Pérola Braga Pires, cumprimentou a Pró-Reitoria de Pós-Graduação “pelo empenho e pioneirismo em trazer para o Norte de Minas o doutorado em Cuidado Primário. Nossa Universidade se dedicou ao longo da sua história em formar profissionais de qualidade para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), seja na graduação, nas residências em Saúde da Família e no mestrado em Cuidado Primário”, afirmou a diretora do CCBS.

“Esse doutorado agrega um valor que vai além das práticas assistenciais. Traz consigo uma oportunidade sistemática de avançarmos na pesquisa dentro de um contexto de demanda, que refletirá na revisão de processos de trabalho e permitirá a busca de evidências sobre necessidades, perspectivas e resolubilidade. Parabéns aos professores pelo êxito nesse processo”, enfatizou a professora Cássia Pérola.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Unimontes, professora Josiane Brant, a aprovação do novo doutorado na área pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) representa um ganho significativo para a comunidade acadêmica, considerando que possibilita aos pesquisadores explorarem questões complexas e desenvolverem soluções inovadoras para os desafios enfrentados na prestação de cuidados primários. “Além disso, assume o compromisso em fortalecer o sistema de saúde, tornando-o mais eficiente, acessível e centrado no bem-estar das comunidades atendidas”, acrescentou.

Relacionadas

Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes Reforça Compromisso com Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro