A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Departamento de Educação, da Pró-Reitoria de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (ProFei), está com inscrições abertas para o II Congresso Internacional de Educação e Diversidade: Inclusão e Formação Docente. O evento híbrido (nas modalidades presencial e online), previsto para ocorrer entre os dias 04 e 07 de novembro, consolida-se como espaço privilegiado de interlocução entre ensino, pesquisa e extensão, voltado à reflexão crítica e propositiva sobre os rumos da formação docente diante dos desafios contemporâneos impostos pela diversidade. As atividades acontecerão no campus-sede.
Inscrição
A iniciativa destina-se a graduandos (R$ 10 de taxa de inscrição), pós-graduandos (R$ 20), professores da Educação Básica (R$ 20), professores do Ensino Superior (R$ 35) e outros profissionais (R$ 35). Os interessados devem se inscrever no site do evento, pelo link https://doity.com.br/ii-congresso-internacional-de-educacao-e-diversidade?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaf5ot9aSGz6hrxjhDcuNY1OCTtjS29YSJ6qjBRFnjoPUMPwVxP4IFafKot3OQ_aem_74g-Lm4rd9yRCDonbL1g6Q#registration.
Submissão de trabalhos
Os eixos temáticos definidos para a submissão de trabalhos científicos contemplam áreas emergentes e estruturantes da educação contemporânea, a saber: Eixo 1. Educação Inclusiva, Acessibilidade e Tecnologias Assistivas; Eixo 2. Educação e Justiça Social: Identidades, Gênero e Relações Étnico-Raciais; Eixo 3. Políticas Públicas e Gestão Educacional na Perspectiva Inclusiva; Eixo 4. Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente; e Eixo 5. Educação do Campo, Indígena e Quilombola: saberes, territórios e direitos.
Além das atividades centrais, ao congresso serão integrados outros eventos acadêmicos relevantes, como I Seminário do PROFEI – UNIMONTES; II Seminário Subprojetos Pedagogia Educação Inclusiva – PIBID; III Colóquio Educação e Saúde; IV Fórum de Educação Inclusiva: Letramento Racial; VII Seminário do NUSI/UNIMONTES: Diálogos na formação do professor e a pessoa com deficiência; e XII Seminário Diálogos Universitários com o PAPPO.
Proposta
A proposta do congresso parte da compreensão de que a formação de professores deve estar atenta às múltiplas dimensões socioculturais que compõem o cenário educacional brasileiro e internacional. As exigências do mundo contemporâneo impõem às instituições formadoras de docentes a responsabilidade de fomentar práticas pedagógicas inclusivas, que valorizem as diferenças, respeitem as singularidades e estejam comprometidas com a construção de uma educação democrática, equitativa e socialmente referenciada.
Sob a temática “Diversidade, Inclusão e Formação Docente”, a iniciativa vai articular o compartilhamento de experiências, saberes e práticas pedagógicas entre pesquisadores, docentes, discentes da graduação e pós-graduação, gestores educacionais e demais profissionais da área da educação, tanto do Brasil quanto do exterior. Através de conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho, minicursos, oficinas, colóquios e seminários temáticos, o congresso pretende favorecer o diálogo interdisciplinar e promover a troca de experiências exitosas em contextos diversos, fortalecendo a cooperação acadêmica e científica em âmbito nacional e internacional.
