A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vive um momento histórico. Nesta  terça-feira (24/05), a instituição comemora 60 anos de anos de implantação do ensino superior no Norte de Minas. A Unimontes resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada por meio da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962. Para celebrar a data, a Universidade promove e participa de uma série de solenidades.

Na terça-feira (24), o reitor, professor Antonio Alvimar, e a vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, serão os anfitriões da solenidade especial e comemorativa das seis décadas da Unimontes. O evento acontece no Espaço OAB Eventos, na sede da OAB em Montes Claros, às 20h. Já na quinta-feira (26), às 9h, será realizada uma Sessão Especial em homenagem aos 60 anos da instituição norte-mineira. A proposição foi sugerida pelo presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues de Jesus. A reunião está marcada para às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Montes Claros.

Desde a sua criação, a Universidade firmou  seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico  regional, com a propagação do conhecimento, com a cultura e com a  melhoria da qualidade de vida nas áreas onde está inserida. “A Universidade Norte Mineira promoverá o estudo dos problemas relacionados com o desenvolvimento econômico, social e cultural do país, especialmente da região de sua sede e, na medida de suas possibilidades, prestará colaboração às entidades públicas e privadas que o solicitarem”, diz o artigo 9º da Lei 2.615.

A antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes por meio da Constituição Mineira promulgada em 21 de setembro de 1989. Em 1994, a Universidade teve o seu reconhecimento federal, homologado pela Portaria 1.116, do Ministério da Educação. Desde então, iniciou o seu processo de expansão nas regiões Norte e Noroeste do Estado e no Vale do Jequitinhonha. Atualmente, conta com 11 campi e dois núcleos fora da sede.

“De Minas Gerais. Com o coração batendo no sertão. Gerando cultura, ciência e novas tecnologias: Unimontes”. Este é lema da universidade ao completar seis décadas de implantação, que serão comemorados em uma sessão solene especial, marcada para terça-feira, às 20h, no Salão de Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para a  solenidade, que será presidida pelo reitor Antonio Alvimar Souza, foram convidadas autoridades, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, bem como docentes e funcionários aposentados da universidade. Está prevista uma série de homenagens especiais aos benfeitores da Universidade.

A Universidade chega aos seus 60 anos de existência com franca expansão de suas atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação  e extensão. A prestação de serviços é incrementada, especialmente, na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Como atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HUCF também se destacou como referência regional no atendimento aos pacientes contaminado pelo coronavírus, salvando vidas durante a pandemia da COVID-19.

NÚMEROS MOSTRAM AVANÇOS – Os expressivos avanços da Unimontes ao longo de seis décadas são evidenciados pelos números da instituição. Atualmente, o corpo funcional da universidade é constituído por 2.940 pessoas, sendo 1.067 professores e 1.508 servidores técnico-administrativos. Conta, ainda, com 365 servidores terceirizados. Além da estrutura e das atividades do campus-sede, a Universidade conta com 11 campi e dois campi avançados nas regiões do Norte, Noroeste e Central  de Minas Gerais e no Vale do Jequitinhonha, com 342 municípios em sua área de abrangência – cerca de 40% do território mineiro.

ENSINO – A Universidade  soma, atualmente, o total de 13.168 alunos matriculados em cursos de graduação (9.462), graduação a distância (1.636), técnico-profissionalizantes (1.077), pós-graduação – Lato sensu (112) e Stricto sensu (881). São ministrados 61 cursos de graduação e 21 cursos próprios de mestrados e doutorados. A instituição também tem reforçado o ensino a distância, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), que ministra oito cursos de graduação no modelo EaD, abrangendo 27 municípios.

PESQUISA – A instituição se destaca também no incremento da investigação científica e tecnológica, com  197 projetos de pesquisa em andamento, 174 linhas de pesquisa e 44 grupos de pesquisa constituídos.

EXTENSÃO – Na Extensão, a Unimontes soma 149 programas e projetos implementados, alcançando um público atendido de cerca de 577 mil anualmente. A assistência estudantil  também é destaque, com 586 acadêmicos beneficiados, atendendo prioritariamente alunos de baixa renda e garantindo a permanência deles na universidade até a conclusão do curso superior.

Relacionadas

Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
Divina Providência realiza formatura de nova turma do Programa Descubra
Unimontes realiza cerimônia de colação de grau