A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu na tarde de terça-feira (22/10) a visita dos jogadores e membros da comissão técnica do América Vôlei, time que representa Montes Claros no Campeonato Mineiro e na Superliga Nacional da modalidade. Os atletas estiveram com centenas de estudantes da educação básica, desde as séries iniciais do fundamental ao terceiro ano do  ensino médio). A visita  foi inserida no “UniDay – Unimontes de Portas Abertas”, que prossegue até esta quinta-feira (24), no campus-sede. O objetivo é fortalecer a aproximação com a comunidade, apresentando para os alunos da educação básica os cursos superiores e as atividades de pesquisa e extensão e prestação de serviços da Instituição.

A comitiva do América Vôlei visitou os estandes dos diversos cursos de graduação da Unimontes. Os atletas interagiram com os alunos da escolas (públicas e privadas) de ensino fundamental e médio e promoveram a troca de experiências e de conhecimentos. Eles também visitaram os estandes de outras instituições participantes do evento como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o 55ª Batalhão de Infantaria (BI) do Exército e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A visita e a participação da equipe nas ações do Projeto  “UniDay – Unimontes de Portas Abertas”- foram enaltecidas pelo reitor da Universidade, professor Antonio Alvimar Souza.  Ele ressaltou que a presença dos atletas e da comissão técnica no campus-sede representou um incentivo para os jovens ingressarem na universidade, sobretudo, no curso de Educação Física.

Líbero do América Vôlei, Guilherme Fiori Kachel, o Kachel

“Buscamos parceiros que possam contribuir conosco para trazer nossos jovens para a universidade. Toda criança tem que estar na escola. Precisamos incorporar nesse contexto a mentalidade de que todo jovem precisa estar na universidade”, afirmou o reitor.

Na oportunidade, o professor Antonio Alvimar Souza enfatizou que a Unimontes disponibiliza a  estrutura do seu Centro Esportivo Universitário (CEU) para o projeto de vôlei, a fim de firmar novas parcerias. “Colocamos nossas quadras, piscina olímpica e nossa academia à disposição do América Vôlei para formar parcerias saudáveis para o bem do Norte de Minas, e para o crescimento da nossa região”, assegurou o reitor da Unimontes.

Reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, a Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, Maria Levimar Viana Tupinambá e delegação do América Vôlei em frente à reitoria, no campus-sede da Unimontes (fotos: Christiano Jilvan/Unimontes)

O técnico do América Vôlei, Henrique Furtado, também ressaltou a relevância da visita ao campus-sede e da troca de experiência no UniDay. “Acho muito importante que a nossa equipe possa conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas universidades e pelos estudantes. É muito importante que os estudantes sintam que o time que representa a sua cidade para o país inteiro está aqui próximo deles. É uma troca de conhecimento e de experiência de vida. Esta é uma troca muito importante para os dois lados. Estamos muito felizes com esta visita”, comemora Henrique Furtado.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025