“Esta é a era do conhecimento e a Universidade Estadual de Montes Claros oportuniza ao jovem da região alcançá-lo em todas as áreas das diversas ciências”. A afirmação foi feita pelo reitor João dos Reis Canela, na abertura da solenidade de recepção aos calouros, na manhã desta segunda-feira (05/08), no auditório do prédio 6 – campus-sede. A partir deste semestre, a Unimontes passa a contar com 672 novos alunos de 18 cursos de graduação oferecidos nesse semestre.

A recepção integra as ações da 2ª Unicalourada, promoção da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, com programação permanente, que inclui visitas instrutivas à Biblioteca Central, Trote Solidário com campanhas sociais junto ao Hemominas e às instituições assistenciais de Montes Claros, além da apresentação de projetos que orientam sobre como ter acesso a moradias.

O professor João Canela ressaltou o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 51 anos pela Unimontes para a consolidação do ensino superior regional: “a universidade se impõe no cenário nacional como uma das melhores instituições do ensino superior graças, principalmente, à competência de seus professores e servidores técnico-administrativos, além da qualidade dos discentes”.

Abertura dos trabalhos

Reitor João Canela (C) presidiu a solenidade com a participação de integrantes da Pró-Reitora de Extensão e CEPT

Ele frisou que há muito o quê realizar ainda, mas ressaltou pontos positivos como a melhor qualificação do corpo docente: quase 50% são de mestres e doutores. “Elegemos como uma de suas principais metas a capacitação de seu corpo docente”.

Contribuição

O reitor salientou também que o País experimenta um clima de ebulição social, com movimentos populares que pleiteiam a melhoria da vida das pessoas e que “esse fenômeno chega à universidade com os novos acadêmicos que, igualmente, aspiram a contribuição para elevar a qualidade do ensino oferecido pela instituição”. E concluiu: “a Unimontes deseja compartilhar com os novos alunos a responsabilidade de construir uma universidade ainda melhor para todos”.

Na oportunidade, a pró-reitora de Extensão Marina Ribeiro Queiroz destacou a importância da recepção aos novos estudantes, marca tradicional no início da Unicalourada. Este evento traduz o sentimento de boas-vindas da comunidade universitária. Coube ao professor Gilson José Fróes, coordenador da CAE, fazer a apresentação dos integrantes da Pró-Reitoria de extensão e supervisionar os trabalhos de entrega aos calouros do Manual do Acadêmico e do material relativo ao Banco de Moradias.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia