Foi aberta na noite de terça-feira (11) a programação da Unicalourada, evento que acontece durante os meses de fevereiro e março, quando são recebidos os novos acadêmicos do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade aconteceu no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede), com a recepção aos novos acadêmicos dos cursos noturnos.

Na manhã de quarta-feira, no mesmo local, houve a receptividade aos calouros dos cursos diurnos. Ingressaram na Unimontes neste semestre 1.050 novos alunos, aprovados no vestibular tradicional e no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES). 

Ao presidir os trabalhos, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela destacou sua transição como acadêmico da segunda turma do curso de medicina da instituição, ainda na época da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM). Aproveitou a oportunidade para afirmar que a universidade alimenta sonhos e resulta de um trabalho permanente. “A entrada de novos estudantes no início de cada ano demonstra que a universidade está sempre em construção. Como estudantes e futuros profissionais, devemos ser agentes de transformação regional, assim como temos feito ao longo desses anos”, reforçou. 

reitor

Reitor da Unimontes, João dos Reis Canela incentivou os jovens acadêmicos a serem agentes de transformação social

João Canela disse ainda que a recepção significa a renovação da própria Universidade, que é formada por ciclos que se revigoram.

“Estamos em um momento de reflexão no Brasil, e os acadêmicos são conclamados a serem instrumentos dessa transformação na sociedade”, obsrvou.  Ele citou ainda a importância do apoio familiar e da fé, independentemente da religião, cujos alicerces são fundamentais para a vida acadêmica plena. 

A pró-reitora de Extensão Universitária, Marina Ribeiro Queiroz, desejou boas-vindas aos acadêmicos e destacou o papel da Unimontes a partir de dezenas de projetos que estreitam a relação da instituição com a comunidade. Houve ainda a apresentação da estrutura da universidade e os serviços que são oferecidos aos alunos por intermédio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e responsável pela programação da Unicalourada. 

Márcio Geovani Santos Melo, calouro do curso de História, disse ao Portal Unimontes que “a aprovação no vestibular foi uma vitória, a conclusão de um sonho”. Para ele, que sempre apreciou a disciplina no ensino médio, concluido na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), a especialização em Arqueologia depois da graduação é o seu novo desafio.   

As atividades  foram encerradas com uma palestra motivacional do professor e psicólogo Carlos Alberto Siqueira (Departamento de Educação), que convocou os estudantes a terem uma postura permanente de empreendedores de si mesmo, com focos e objetivos cristalinos. 

“Trote Solidário no Mercado”

Ainda na programação da Unicalourada 2014 haverá no dia 15 de março, no Mercado Municipal de Montes Claros, o “Trote Solidário”, que reunirá também os veteranos dos cursos da Unimontes. As equipes divididas por curso organizarão apresentações culturais e ações recreativas. Também está previsto trabalho assistencial e preventivo na área de saúde, com exames para aferição de pressão e testes de glicemia para a população em geral.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia