– Evento estimula práticas solidárias entre os acadêmicos –

O reitor João Canela e a vice-reitora Maria Ivete destacaram a campanha da Unimontes contra o trote violento e o incentivo à solidariedade (Felipe Gabrich)

Com uma intensa programação de atividades, que envolve ações de cultura e de lazer, dentre outras, teve início nessa segunda-feira (14), a Unicalourada/2011, que marca a recepção aos novos acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros. Neste primeiro semestre, ingressaram na Unimontes 1436 alunos em cursos oferecidos no campus-sede (841) e nos 11 campi instalados nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha (595).

Na noite dessa segunda-feira (14), foi realizada a solenidade de recepção aos calouros dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Matemática e História. Os trabalhos aconteceram no auditório Mário Ribeiro da Silveira e o ato foi presidido pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, com a participação de pró-reitores, outros integrantes da administração superior, chefes de departamentos, coordenadores de cursos, professores e acadêmicos.

Na oportunidade, os novos acadêmicos conheceram a estrutura organizacional da universidade, através de um vídeo institucional. A iniciativa é da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, com o objetivo principal de facilitar a adaptação dos novos alunos ao ambiente acadêmico ainda nas primeiras semanas de aula.

SAÚDE E SOLIDARIEDADE

A vice-reitora Maria Ivete destacou a importância do evento na recepção aos calouros, “por intermédio de atividades saudáveis, solidárias e cidadãs”. Ela reafirmou que a reitoria incentiva essas práticas e reprova totalmente os trotes que incitam a violência e a humilhação. “Esse tipo de trote é proibido no âmbito da Unimontes”, lembrou.

Ainda na oportunidade, a pró-reitora de Extensão professora Marina Ribeiro Queiróz saudou aos novos estudantes. “Este é um dia de festa, pois iniciamos mais um ano letivo. A Unimontes é a casa de todos; uma grande família. É uma universidade pública e devemos zelar por ela”, afirmou a pró-reitora. Ela lembrou que a instituição vai completar 50 anos de criação no próximo ano e se consolida como “uma das melhores universidades do País”.

MAIS SOLENIDADES – Os trabalhos foram estendidos para a manhã dessa terça-feira (15), no mesmo local, com a recepção aos calouros dos cursos de Direito, Serviço Social, Odontologia, Medicina, Educação Física e Enfermagem. A solenidade foi presidida pelo reitor professor João dos Reis Canela.

Ainda para esta terça-feira, no mesmo local, foram programadas outras duas solenidades de recepção aos novos universitários: às 14 horas, alunos dos cursos de Sistema de Informação, Pedagogia, Ciências da Religião, Ciência Biológicas/Bacharelado e Letras/Inglês; às 19h30, dos cursos de Geografia, Filosofia, Educação Física/Licenciatura, Artes/Música, Artes/Teatro, Artes/Visuais, Letras/Português, Ciências Biológicas/Licenciatura e Engenharia de Sistemas.

Ainda na programação constam também visitas à Biblioteca Central e às demais dependências do campus-sede, incluindo o prédio do Restaurante Universitário (em fase de construção). Além disso, durante a Unicalourada/2011, os novos acadêmicos participam da campanha de incentivo à doação de sangue e de medula óssea, em visita ao Hemominas.

NOS CAMPI – A Unicalourada/2011 será estendida aos campi: Salinas (24 e 25 de fevereiro), Paracatu/Unaí (3 e 4 de março), Januária (16,17 e 18 de março); Espinosa e Janaúba (24 e 25 de março). A programação será encerrada com shows artísticos e outras atividades culturais, no campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, nos dias 14, 15 e 16 de abril.