As comemorações alusivas aos 50 anos de implantação do ensino superior no Norte de Minas terão continuidade nesta semana, com a realização das solenidades em homenagem à Universidade Estadual de Montes Claros nos municípios de Unaí e Paracatu, ambos na região Noroeste do Estado, nestas quarta (12) e quinta-feira (13/12).

As duas cerimônias serão presididas pelo reitor João dos Reis Canela e pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida – presidente da Comissão Organizadora do Cinquentenário da instituição –, contando, ainda, com a participação de lideranças regionais, políticos, militares e civis.

Em Unaí, o evento acontecerá nesta quarta-feira (12), na sede do campus da Unimontes, às 20 horas. Na oportunidade, será lançado o selo postal personalizado com a estampa do campus daquele município e a logomarca oficial dos 50 anos.

A partir das 8 horas, a Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) promoverá o projeto “UnirMontes”, com atendimento da população em geral por parte dos acadêmicos do campus local e do campus-sede. As ações gratuitas incluem as áreas de educação, saúde e lazer, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de flúor, ruas de lazer, distribuição de kits odontológicos, palestras sobre prevenção da gravidez na adolescência, hipertensão e obesidade.

O campus de Unaí foi implantado em março de 2003, com a oferta dos cursos de Letras/Português e de Ciências Biológicas/Licenciatura. Atualmente, as duas graduações contam com 206 alunos regularmente matriculados.

PARACATU

Na manhã do dia seguinte (13), a partir das 10 horas, no plenário da Câmara Municipal de Paracatu, será realizada a solenidade comemorativa aos 50 anos da Universidade, seguida também do lançamento pelos Correios do selo postal alusivo ao campus local. A cerimônia terá acompanhamento musical de músicos e sopranos do Núcleo de Ópera da instituição.

Também nas ruas próximas à sede do campus de Paracatu serão desenvolvidas as atividades do projeto “UnirMontes” com oficinas pedagógicas, palestras educativas, teatro infantil e apresentações musicais, dentre outras.

O campus avançado de Paracatu foi fundado em 2003, com os cursos de Matemática/Licenciatura e Normal Superior. Hoje, são oferecidos os cursos de Pedagogia/Licenciatura e de Tecnologia em Agronegócio, com 95 acadêmicos matriculados.