A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) e do Cinema Comentado Cineclube, apresenta o emocionante filme “Um Lobo entre os Cisnes”, baseado na história do bailarino Thiago Soares. A Sessão Vitrine Petrobras, que acontece no âmbito do CineMuseu, está prevista para ocorrer nesta terça-feira (12/08), às 19h, na sede do MRNM, situada na rua Coronel Celestino, 75, no Corredor Cultural Padre Dudu, centro histórico da cidade. A iniciativa, com entrada gratuita, será conduzida pelo professor e jornalista Elpídio Rocha.

Sinopse

O protagonista de “Um Lobo entre os Cisnes” é Thiago Soares, um garoto do subúrbio carioca que abandona o hip hop para entrar no mundo do balé clássico. Sua história ganha rumos inesperados a partir da conturbada relação com seu mentor, o cubano Dino Carrera, que aprimora o seu talento.

Crítica

O adolescente carioca Thiago, de classe baixa e amante do hip hop, descobriu o balé clássico aos 15 anos. Orientado por quem viu no garoto um talento único, ele se torna uma estrela internacional e chega a integrar as maiores companhias de dança do planeta. A obra, marcada pela superação, segundo a crítica especializada, deixa a sensação de que poderia ter ido além e explorado camadas mais profundas. “Como um lobo solitário diante de um lago de cisnes, o projeto parece flertar com a complexidade, mas se contenta com a beleza efêmera da imagem, sem atacar”, afirma a análise.

Nascido em um ambiente hostil e com um futuro incerto, Thiago vence obstáculos para inspirar jovens de diferentes origens. A jornada de descoberta e superação é bem representada na figura de Matheus Abreu, que interpreta o protagonista em sua juventude. Ao seu lado, o mentor cubano Dino, interpretado por Darío Grandinetti, é uma presença constante e necessária na busca por redenção e sucesso. A narrativa se constrói sobre a premissa de que a união de forças opostas – o talento bruto de Thiago e a experiência de Dino – é o ponto de partida para uma história emocionante.

“Um Lobo entre os Cisnes”, no fundo, adquire valor como testemunho de talento incomum, o que talvez seja a força capaz de levar outros jovens a buscar a dança e a arte como forma de transcendência.

O filme foi premiado no Festival Ibero-Americano de Cinema do Cine Ceará, em 2024, recebendo os prêmios de Melhor Atuação Principal (Matheus Abreu), Melhor Atuação Coadjuvante (Darío Grandinetti) e Melhor Direção de Arte (Dina Salem Levy).

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes