Investigações no contexto do projeto de pesquisa “Efetividade de uma intervenção de base escolar sobre os estágios de mudança de comportamento relacionados à atividade física de adolescentes” resultaram na criação do “Manual para Coleta de Dados – Pesquisa de Intervenção de Base Escolar de Montes Claros”. O manual online, desenvolvido a partir da Pesquisa de Intervenção de Base Escolar de Montes Claros (PIBEMoC) e que pode ser acessado no link: https://bit.ly/manualcoletadedados, é uma ferramenta gratuita que visa orientar e facilitar futuras investigações científicas relacionadas à promoção da saúde física e mental de adolescentes.
O projeto, que deu origem ao manual, foi aprovado na Chamada nº 09/2022 – Fortalecimento e Consolidação da Pesquisa na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
“Espera-se que este manual possibilite a realização de novas pesquisas voltadas à Atenção à Saúde de adolescentes, promovendo mudanças comportamentais benéficas para esse público”, sintetizam os organizadores. Eles lembram que a prática insuficiente de atividade física, o uso excessivo de telas, alterações no sono e o consumo elevado de alimentos ultraprocessados são alguns dos desafios contemporâneos que afetam a saúde de crianças e adolescentes.
PIBEMoc e manual
A PIBEMoc, realizada com adolescentes do ensino médio da rede pública, envolveu atividades de avaliação e intervenção no ambiente escolar. O manual, por sua vez, se apresenta como um guia metodológico, especialmente útil para profissionais de Educação Física e de outras áreas, pesquisadores, professores e estudantes que atuam ou pretendem atuar com esse público.
Entre os conteúdos abordados no material, destacam-se orientações detalhadas sobre a coleta de dados relacionados a níveis de atividade física, comportamento sedentário, sono, composição corporal, capacidade aeróbia, força muscular e pressão arterial. O manual também fornece diretrizes para o uso de instrumentos e equipamentos de avaliação, como acelerômetros, dinamômetros e procedimentos antropométricos, sempre baseados em referenciais científicos atualizados e metodologias validadas.
De acordo com a equipe de pesquisa, “o programa é multifacetado, envolvendo a formação de professores, ações de educação em saúde e estímulo à prática de atividades físicas, proporcionando uma abordagem integrada, contínua e contextualizada, fundamentada em teorias consolidadas de mudança de comportamento”.
A organização do manual contou com a colaboração dos docentes Bruno de Freitas Camilo (UEMG), Paulo Ricardo Prado Nunes (Centro Universitário do Planalto de Araxá) e Rosângela Ramos Veloso Silva (Unimontes), com apoio de uma equipe multidisciplinar.