Investigações no contexto do projeto de pesquisa “Efetividade de uma intervenção de base escolar sobre os estágios de mudança de comportamento relacionados à atividade física de adolescentes” resultaram na criação do “Manual para Coleta de Dados – Pesquisa de Intervenção de Base Escolar de Montes Claros”. O manual online, desenvolvido a partir da Pesquisa de Intervenção de Base Escolar de Montes Claros (PIBEMoC) e que pode ser acessado no link: https://bit.ly/manualcoletadedados, é uma ferramenta gratuita que visa orientar e facilitar futuras investigações científicas relacionadas à promoção da saúde física e mental de adolescentes.

O projeto, que deu origem ao manual, foi aprovado na Chamada nº 09/2022 – Fortalecimento e Consolidação da Pesquisa na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

“Espera-se que este manual possibilite a realização de novas pesquisas voltadas à Atenção à Saúde de adolescentes, promovendo mudanças comportamentais benéficas para esse público”, sintetizam os organizadores. Eles lembram que a prática insuficiente de atividade física, o uso excessivo de telas, alterações no sono e o consumo elevado de alimentos ultraprocessados são alguns dos desafios contemporâneos que afetam a saúde de crianças e adolescentes.

PIBEMoc e manual

A PIBEMoc, realizada com adolescentes do ensino médio da rede pública, envolveu atividades de avaliação e intervenção no ambiente escolar. O manual, por sua vez, se apresenta como um guia metodológico, especialmente útil para profissionais de Educação Física e de outras áreas, pesquisadores, professores e estudantes que atuam ou pretendem atuar com esse público.

Entre os conteúdos abordados no material, destacam-se orientações detalhadas sobre a coleta de dados relacionados a níveis de atividade física, comportamento sedentário, sono, composição corporal, capacidade aeróbia, força muscular e pressão arterial. O manual também fornece diretrizes para o uso de instrumentos e equipamentos de avaliação, como acelerômetros, dinamômetros e procedimentos antropométricos, sempre baseados em referenciais científicos atualizados e metodologias validadas.

 De acordo com a equipe de pesquisa, “o programa é multifacetado, envolvendo a formação de professores, ações de educação em saúde e estímulo à prática de atividades físicas, proporcionando uma abordagem integrada, contínua e contextualizada, fundamentada em teorias consolidadas de mudança de comportamento”.

A organização do manual contou com a colaboração dos docentes Bruno de Freitas Camilo (UEMG), Paulo Ricardo Prado Nunes (Centro Universitário do Planalto de Araxá) e Rosângela Ramos Veloso Silva (Unimontes), com apoio de uma equipe multidisciplinar.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes