A Universidade Aberta do Brasil (UAB), Programa implantado pelo Ministério da Educação em 2006 com o objetivo de desenvolver a modalidade de Educação a Distância a fim de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País, passa a apresentar este ano sua nova marca às universidades atendidas pelo projeto e à toda comunidade acadêmica.
A mudança busca aproximar a marca com a identidade visual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que desde julho de 2012 utiliza novo padrão, substituindo a anterior, que exaltava os 60 anos de implementação do projeto no Brasil.
Com a nova padronização, a marca UAB, em conjunto com a Capes, reitera os esforços na construção de um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecento a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades, oferecendo educação de qualidade e possibilitando a ampliação de novos horizontes na Educação a Distância.
As normativas de utilização da nova marca incluem a criação de novos polos, ou por aqueles que por algum motivo necessitem trocar sua identificação. Tais medidas concedem aos polos que já possuem identificações em perfeitas condições a possibilidade de manterem os layouts anteriores, mesmo que antigos, evitando assim gastos desnecessários de recursos.
UAB na Unimontes
Em 20 de maio de 2008, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu do Ministério da Educação a responsabilidade para oferecer os Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português e Pedagogia. Os polos de apoio presencial selecionados para oferta desses cursos foram os seguintes: Almenara, Buritizeiro, Carlos Chagas, Cristália, Francisco Sá, Itamarandiba, Janaúba, Januária, Lagoa Santa, Mantena, Pedra Azul, Pompéu, São João da Ponte e Urucuia. Já na Extensão UAB são oferecidos seis cursos: Educação do Campo, Educação na Diversidade e Cidadania, Gênero e Diversidade na Escola, Relações Étnico-Raciais, Educação Integral Integrada e o EJA – Possibilidades para Educar na Universidade.
O Centro de Educação a Distância já ofereceu, apenas através do projeto UAB, mais de 6.800 vagas, divididas entre cursos de graduação, especialização e pós-graduação, tornando a Unimontes, instrumento de integração e interiorização regional. Em palestra durante o 1º Encontro Regional de Articulação Unimontes/Municípios, Jean Marc Georges Mutzig, coordenador geral de Inovação em Educação a Distância da Capes/MEC, destacou que a meta é criar novos cursos a distância, considerando as vocações econômicas das cidades. “A proposta é criar cursos que permitam o acesso das pessoas a uma graduação, e que elas tenham a oportunidade de trabalhar em seus próprios municípios de origem, sem ter que migrar para outras regiões”, disse.
Atualmente, a Universidade responde por 21 pólos do ensino a distância no programa da UAB nas regiões Norte, Leste e Centro do Estado, além dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. (Fonte: Assessoria CEAD)