No encontro com o coordenador do prêmio e com o secretário de esportes, o reitor João Canela (E) falou da inserção do Bola Cheia nas comemorações do Jubileu da Unimontes (Felipe Gabrich)

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está inserida no reconhecimento do esporte como valor social e de inclusão para a cidade. A instituição é a principal parceira na promoção do IX Troféu Bola Cheia/Prêmio Marcelino Paz do Nascimento, que acontecerá nesta terça-feira (29), às 20 horas, no Automóvel Clube de Montes Claros. Serão homenageados 48 atletas, entre crianças, jovens e adultos de todas as modalidades com competições regulares no exercício de 2010.

Um dos destaques na relação dos homenageados é Fabrícia de Souza, da APAE/Montes Claros, medalhista estadual e nacional no atletismo paraolímpico. Na mesma noite, também serão concedidos 13 méritos especiais como reconhecimento às ações e resultados de atletas, equipes e instituições que projetaram a cidade e região nas áreas de cidadania, comunicação, esporte nacional e internacional e inclusão social.

“O troféu Bola Cheia é uma promoção que reconhece a verdadeira essência do esporte como disseminador do valor humano, razão pela qual a Unimontes apoia a iniciativa em todos os sentidos”, observou o reitor João dos Reis Canela, que na manhã desta segunda-feira (28), esteve reunido com o idealizador do prêmio, desportista Denarte D’Ávila, o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer Antonio Eustáquio Gomes, pró-reitora de Extensão Marina Ribeiro Queiroz e pró-reitor-adjunto de Ensino Carlos Rogério Ladislau, além de integrantes da comissão organizadora da comenda.

BOLA CHEIA NOS 50 ANOS

Na oportunidade, o reitor destacou a promoção esportivo-social – em sua 10ª edição – como parte integrante das comemorações oficiais pelos 50 anos de existência da Unimontes, a serem completados em maio de 2012. Por compromissos previamente agendados em Brasília/DF, o professor João Canela será representado na entrega da comenda pela professora Marina Queiroz.

“Mais importante do que valorizar os verdadeiros protagonistas do esporte, o nosso objetivo é estimular as futuras gerações de atletas”, analisa Denarte D’Ávila. Para ele, a Unimontes é parceira imprescindível na promoção “pelo exemplo na transformação social e de agente ao incentivo ao esporte”.

Desde sua criação, o troféu recebe o nome do ex-jogador e técnico Marcelino Paz do Nascimento (in memoriam), homenagem da comunidade a um dos ícones do esporte de Montes Claros de projeção nacional. Ele foi jogador do Atlético Mineiro e do Flamengo nos anos 50 e 60, mas também ficou eternizado pelo combate aos riscos sociais, em trabalhos com crianças e jovens em equipes de base.

Há quatro anos, a Universidade Estadual de Montes Claros tornou-se parceira na organização e promoção do evento, considerado um dos mais expressivos do gênero no interior de Minas. A partir do Troféu Bola Cheia, a Unimontes colocou em prática o projeto Memorial do Esporte, que consiste na pesquisa, identificação e catalogação de fotografias relacionadas à história do esporte local, desde a década de 30. Durante a entrega da comenda, nesta terça-feira, será montada uma exposição com algumas dessas fotos para visitação do público.