A 6ª edição do Trilhas de Futuro prorroga inscrições até a próxima quarta-feira (01/10). O projeto é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação. Reconhecido como uma das maiores iniciativas de formação técnica do país, oferece, agora, 50 mil novas vagas gratuitas em cursos técnicos distribuídos em 156 municípios mineiros, inclusive os situados no Norte de Minas. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo link: https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/estudantes/index.html.
O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), via Escola Técnica de Saúde, ambos vinculados à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), segue, portanto, com disponibilidade de cursos técnicos no âmbito do Trilhas de Futuro em Montes Claros, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Manga Unaí, Janaúba, Joaíma e Taiobeiras. Trata-se de acesso gratuito à formação técnica de qualidade, com direito a auxílio, para estudantes e egressos do ensino médio.
Cursos
Os cursos disponíveis no CEPT, a partir do Trilhas de Futuro, são: Administração (Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Manga e Unaí); Sistemas de Energia Renovável e Planejamento e Controle da Produção (Janaúba); Planejamento e Controle da Produção (Joaíma); Saúde Bucal, Sistemas de Energia Renovável, Desenvolvimento de Sistemas e Rede de Computadores (Montes Claros); e Administração e Planejamento e Controle da Produção (Taiobeiras).
O CEPT informa que os estudantes inscritos nos cursos credenciados pela Unimontes terão prioridade na alocação, de acordo com o inciso VIII, do Artigo 6º da Resolução SEE/MG nº 5177, de 15 de julho de 2025 “. Isso significa maior chance no preenchimento das vagas e/ou alocação dos candidatos.
Quem pode participar
O projeto destina-se a estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também pessoas que já concluíram o ensino médio.
As oportunidades são distribuídas de acordo com a demanda regional, garantindo que os cursos estejam alinhados às principais áreas de empregabilidade em cada localidade. Ao todo, são mais de 35 áreas estratégicas contempladas, como saúde, tecnologia, indústria, agropecuária e serviços.
Novidades desta edição
Entre os diferenciais da sexta edição está o lançamento do Descobridor de Trilhas, primeiro teste vocacional gamificado do mundo dentro do Roblox, plataforma de jogos online que reúne milhões de jovens. Criado em parceria com a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom/MG) e desenvolvido pela agência Cálix, o recurso transforma a escolha profissional em uma experiência interativa e divertida.
No ambiente virtual, os estudantes podem explorar carreiras, conversar com avatares de diferentes profissões, cumprir missões que simulam atividades de trabalho e, ao final, receber indicações de cursos técnicos compatíveis com seu perfil.
Outra novidade é a implantação de um chatbot no sistema de inscrições, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com a SEE/MG. Baseado em inteligência artificial, o recurso auxilia os candidatos durante todo o processo, responde dúvidas em tempo real e sugere cursos conforme as informações fornecidas.
Trilhas de Futuro
Desde a sua criação, o Trilhas de Futuro já garantiu formação gratuita para mais de 90 mil jovens mineiros. Além das mensalidades, os participantes recebem auxílio transporte e auxílio alimentação, o que fortalece as condições de permanência e amplia as chances de empregabilidade.
“O Trilhas de Futuro é uma grande oportunidade para os nossos estudantes. São mais de 199 cursos em 156 municípios, que permitem desenvolver habilidades técnicas, abrir portas para o mercado de trabalho e até mesmo pensar no ingresso no ensino superior. Por isso, é fundamental que todos aproveitem essa chance e façam a inscrição no site do projeto”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
