A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, criou uma premiação voltada para o incentivo e valorização dos acadêmicos da instituição inseridos na iniciação científica. Trata-se do Prêmio de Iniciação Científica da Unimontes, cuja entrega ocorreu na noite de sexta-feira (26/09), no encerramento do III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Universidade, no Teatro Universitário.
O 5º Prêmio de Iniciação Científica da Unimontes foi organizado pela Coordenadoria de Iniciação à Pesquisa, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa. Foram premiados 24 trabalhos (três primeiros colocados) em oito grandes áreas do conhecimento, conforme o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Computação e da Terra, Ciências humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da saúde, Engenharia e Linguística, Letras e artes.
Foram destacadas as produções de acadêmicos vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica, Proinic, que submeteram os resumos dos trabalhos ao III Congresso Nacional de Educação e Inovação. Ao todo, foram aprovados 2.081 trabalhos científicos para serem apresentados no congresso, realizado entre os dias 25 e 27 de setembro.
Os trabalhos premiados
Os trabalhos premiados e seus respectivos autores e orientadores foram:
Ciências Agrárias: 1) “Atuação de cepas bacterianas no cultivo do tomateiro industrial em campo” – autora: Sarah Karoline Orleans Chaves; orientador: professor José Augusto dos Santos Neto; 2) “Qualidade de frutos de pinheira retrocruzados” – autora: Ana Júlia Lins Campos Nunes; orientador: professor Marlon Cristian Toledo Pereira; 3) “Efeito de bactérias promotoras de crescimento” – autor: Samuel Bruno Andrade Pereira; orientador: professor José Augusto dos santos Neto.
Ciências Biológicas: 1) “Produção de antígeno de neurotoxina botulínica tipo c para uso em vacina” – autora: Lara Rodrigues Souza – orientador: professor Mauro Aparecido de Sousa Xavier; 2) “Mudanças na composição florística e estrutura da vegetação em gradiente sucessional de floresta estacional decidual ao longo de 16 anos” – autora: Luana Ketelly da Silva Oliveira – orientador: professor Mário Marcos do Espírito Santo; 3) “Suplementação com curcumina atenua a resposta inflamatória placentária em modelo de obesidade materna” – autor: João Pedro dos Santos Quadros; orientador: João Marcus Oliveira Andrade.
Ciências da saúde: 1) “Procrastinação acadêmica, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em estudantes universitários – autor: Claudio Henrique Mendes Moreira; orientador: professor Marcos Vinicius Macedo de Oliveira; 2) “Sangramento gengival e perda dentária são fatores preditores de baixa força muscular esquelética em adultos com obesidade” – autor: Joao Marcos Sena Figueiredo; orientador: professor Alfredo Maurício Batista de Paula; 3) “ Caracterização bromatológica da farinha da casca do pequi (Caryocar brasiliens): potenciais aplicações nutricionais” – autor: Luiz Felipe Lemos Diniz; orientadora: professora Lucyana Conceição Farias
Engenharia: 1) “Avaliação do ensaio ultrassônico pulso-eco para caracterização de vergalhões poliméricos reforçados com fibra de vidro – autora : Maria Eduarda Ferreira Batista; orientadora: professora Maria Helena Teles Lopes; 2) “Construção de microcomputadores de baixo custo a partir de tv box’s para o cálculo das propriedades elásticas de ligas metálicas” – autor: Fellipe Lopes Silva; e orientador: Álvaro Barbosa de Carvalho Junior; 3) “Desenvolvimento de um sistema embarcado para avaliação das propriedades de materiais por ensaio de resistividade elétrica” – autor: João Gabriel Fernandes Castilho; orientador: Maurilio José Inácio.
Ciências Exatas, Computação e da Terra: 1) “Tipificação de carcaças bovinas por análise de imagens usando redes neurais convolucionais” – autor: Júlio César Porto de Carvalho – orientador: professor Antonio Wilson Vieira; 2) “Exploração visual de objetos conceituais em RN: da geometria abstrata à renderização” – autor: Henrique Cardoso de Souza – orientador: professor Antonio Wilson Vieira; 3) “Segmentação de objetos em imagens: etapas e desafios da modelagem usando redes profundas” – autor: Jhemerson Lincon Pereira da Silva – orientador: professor Antonio Wilson vieira.
Linguística, Letras e artes: 1) “Aparências e essências que destoam: uma análise de semioses do filme “eu me importo” – autor: Marcus Vinicius Pereira Santos de Almeida; – orientadora: professora Arlete Ribeiro Nepomuceno; 2) “Quando diferentes mídias se encontram: uma análise do processo de adaptação e expansão do universo psicose e suas implicações na construção da personalidade de Norma Bates “ – autora: Luiza Patrícia Barbosa Oliveira; orientadora: professora André Cristina Martins Pereira; 3) “Discursos decoloniais e resistência: uma análise das práticas antirracistas no contexto educacional” – autora: Larissa Loredane Gomes Guilherme; orientadora: professora Ana Márcia Ruas Aquino;
Ciências Humanas: 1) “Atuação das(os) psicólogas(os) escolares no norte de minas: mapeamento e caracterização”; autora: Amanda Ramos Vieira; orientador: professor Cesar Rota Júnior; 2) “Educação patrimonial e justiça documental: fortalecendo vínculos com a história institucional” – autor: Guilherme Borges Silva – orientador: professor Joao Olímpio Soares dos Reis; 3) “Breve discussão sobre a inteligência artificial e o ensino de geografia”- autora: Giovana Soares de Amorim; orientadores: professores Fábia Magali santo Vieira e Rhayan de Carvalho Alves.
Ciências Sociais Aplicadas: 1) “Efeitos da política monetária sobre a dinâmica das transações instantâneas: uma análise da taxa Selic e do volume de operações via pix no Brasil no período de 2020 a 2024 – autor: Pedro José Pereira dos Santos; orientador: professor Emerson Costa dos Santos; 2) “A insuficiência da infraestrutura para atendimento exclusivo às mulheres nos Cejuscs do Norte de Minas Gerais”- autora: Sofia Fagundes Veloso; orientador: professor Rafael Soares Duarte de Moura; 3) “Infância à venda: neoliberalização dos sonhos infantis pelo discurso da performance e do empreendedorismo” – autora: Sarah Mendes Santos; orientador: professor Felipe Froes Couto.









