A peça “O Mercador de Veneza”, assinada pelo dramaturgo inglês William Shakespeare, foi apresentada pelos acadêmicos do 7º período do curso de Letras/Inglês da Universidade Estadual de Montes Claros. A sessão única aconteceu na tarde desta sexta-feira (28/06), no auditório do prédio 2, do campus-sede, como projeto da disciplina “Literaturas de Expressão Inglesa: Teatro”, ministrada pela professora Mariléia de Souza. Todo o espetáculo, inclusive a apresentação da coordenadora da disciplina, teve o inglês como idioma único.

Com ensaios de uma a três vezes por semana, a turma cumpriu dois meses de meio de preparação para a peça, com o envolvimento dos 23 alunos entre interpretação, cenografia, produção, roteiro e adaptação, tendo em vista que o estilo “Shakespeariano” utiliza uma linguagem arcaica.

Elenco - Mercador de Veneza

Parte do elenco da peça Mercador de Veneza

“Muito importante um trabalho como esse para aplicação do conhecimento e a divulgação do que é desenvolvido no curso”, avalia o acadêmico Bruno Nogueira, intérprete do personagem judeu Shylock. “A linguagem era bastante arcaica, afinal a peça foi escrita no século XVI” completa Paula de Tarso, a Portia na peça encenada pelos acadêmicos. Ela também esteve entre as responsáveis pela direção da peça.

A peça foi escrita entre 1596 e 1598 e tem como personagens principais Antonio (mercador), Shylock (judeu e agiota), Bassanio e Portia, uma herdeira rica.