O uso dos óleos de buriti e de macaúba para a produção de sabão é abordado em trabalho desenvolvido por duas alunas do ensino médio, que são bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIC-Júnior), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Ambas são orientadas por dois acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O estudo foi selecionado para apresentação na IV Feira de Ciências do Norte de Minas, realizada no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Montes Claros, no período de 19 a 21 de outubro.

“Saponificação de óleo de buriti e macaúba: uma proposta de atividade para iniciação científica de alunos inseridos no BIC Júnior” é o título do trabalho, elaborado pelas estudantes Natália Valéria Ribeiro Ramos e Tatyellen Estefany da Silva Barbosa, matriculadas no 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Alcides Carvalho (Polivalente), em Montes Claros. As duas alunas têm como orientadores os acadêmicos Darlyson dos Santos Silva e Maria Teresa OIiveira Silva Rodrigues, também bolsistas de iniciação científica da Fapemig/Unimontes.

CERRADO

O trabalho desenvolvido pelos bolsistas de iniciação científica faz parte de estudo sobre “Propriedades e Aplicações de Óleos Vegetais do Cerrado”, orientado pela professora Sônia Arrudas, do curso de Ciências Biológicas da Unimontes. Ela destaca que o Programa BIC Júnior é uma importante oportunidade para a iniciação de estudantes do ensino médio em atividades de pesquisa, através da concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica, financiadas pela Fapemig.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia